Belém- Pará- Brasil

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O que é bullying?


    Quando li esta reportagem na revista escola, achei muito interessante, pois apesar de ser uma educadora meu filho já passou por Bulling na escola, então acho muito interessante passar para meus leitores e abrir os olhos de alguns pais , para observarem  o que esta acontecendo com seu filho na escola, muita das vezes não percebemos e quando percebemos as vezes já é um pouco tarde

                  O que é bullying?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro
Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.

Nos links, abaixo, você encontra respostas para as dúvidas mais recorrentes relativas ao tema.

reportagem sobre o tema

21 perguntas e respostas sobre bullying

Cresce número de alunos "atrasados" no ensino fundamental

O percentual de alunos do ensino fundamental que não está na série adequada para a sua idade voltou a crescer nos últimos dois anos.
Dados do Ministério da Educação mostram que, no ano passado, o percentual chegou a 23,6%, ou cerca de 7 milhões de alunos. Em 2008, estava em 22,1%.
Uma criança deve ingressar no 1º ano do ensino fundamental aos seis anos de idade e concluir a etapa aos 14. Segundo o MEC, a defasagem ocorre quando o aluno está com três anos a mais do que o ideal para a série.
Entre as razões que levam ao atraso estão a entrada na escola após a idade correta, a reprovação e o abandono.
Para Jaqueline Moll, da Secretaria de Educação Básica do MEC, é preciso modificar metodologias de ensino e fazer recuperação paralela para que a repetência seja a última alternativa. 

Fonte folha de S.P.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

AMAR É


Amar é ser adulto e se sentir criança.
É viver a vida em versos e ao inverso.
É a maior experiência na vida de um homem...
Mas acima de tudo,
Amar é crer em Deus porque Deus é amor.
E você é tudo que um dia eu pedi pra mim.

Alberto Brizola
"A maior felicidade é a certeza de sermos amados apesar de ser como somos."
- Vitor Hugo
"Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la."
- Carlos Drummond de Andrade
Nosso coração é sentimental e duro. Cremos estar participando do sofrimento do outro, quando, na verdade, ele nada mais é do que um pretexto para nos enternecermos conosco mesmos com a nossa própria compaixão."
-- Anônimo
Amar é tratar a pessoa amada como gostamos de ser tratados. - Oriza Martins

Amar é compartilhar. É uma estrada de mão dupla. Amar é reciprocidade, é a comunhão perfeita de duas almas gêmeas. - Oriza Martins

Amar é respeitar o outro em suas peculiaridades. Amar é aceitação sem egoísmo. - Oriza Martins

Amar é a mais importante atividade humana. - Oriza Martins

Amar é viver em estado de graça. Amar é sentir-se feliz por ajudar o próximo. - Oriza Martins

domingo, 3 de julho de 2011

filme para baixar "como uma estrela no ceu toda criança é especial"

Como estrela no céu toda criança é especial.

alguem m me falou tanto desse filme que só de contar o enredo da história me comoveu!
O filme fala do olhar do professor sobre uma criança, que no caso do filme é transformador e engrandecedor. Recomendo este filme para todos os professores e pais, não deixem de assitir.
O link para donwload está logo abaixo do post.




Titulo Original: Taare Zameen Par – Every Child is Special
Título Traduzido: Como Estrelas Na Terra-Toda Criança É Especial
Gênero: Drama
Duração: 2h42min
Diretor: Aamir Khan
Ano de Lançamento: 2007
Uploader e Riper: BabaYaga
Taare Zameen Par – filme da produção de Bollywood – conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida… e a filosofia do internato é a de disciplinar cavalos selvagens. Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan.
Tamanho: 850 Mb
Resolução: 608 x 272
Frame Rate: 23 Fps
Formato: DVDRip
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Codec do Vídeo: XviD
Codec do Áudio: Mp3
Idioma: Inglês/Hindu
Legenda PtBr

cole o link na barra de endereço e pronto.

http://www.mandamais.com.br/download/9gvy652009213221

LIVROS SOBRE O AUTISMO

Livros para baixar - Autismo

Encontrei na internet alguns links para baixar sobre o autismo. Os links não são meus, mas testei todos e não há vírus nele. Para baixar clique no título de cada livro:

Autismo - Intervenções psicoeducacionais.pdf

Lista de tratamento e estratégias para pessoas com autismo


Autismo - Um mundo estranho (psicologia).pdf

Mais do que Palavras - E-book Autismo - Fern Sussman.pdf

Autismo_guia prático.pdf

NUMEROS EM LIBRAS DE 0 A 10 ( trabalhos infantil)











oração do dia

Oração para ter um Bom Dia

                                                                        Orações

Maria, minha querida e eterna Mãe, colocai vossa mão sobre minha cabeça. Guardai minha mente, coração e sentidos, para que eu não cometa o pecado. Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, para que eu possa agradar a Vós e ao vosso Jesus e meu Deus. E assim, possa partilhar da vossa felicidade no céu. Jesus e Maria dai-me vossa bênção: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Pe Tiago Alberione)

sábado, 2 de julho de 2011

FRASES E PENSAMENTOS FILHOS

  • Você precisa criar filhos seus para compreender o maor dos seus pais. Ditado chinês.
  • Que bem fizeste tu ao teu pai para assim esperares tanto do teu filho?Muslah Al-Din Saadi.
  • Em certo sentido, compor música é produzir filhos. Freidrich Nietzsche.
  • Um filho não vê a mãe com os olhos de toda a gente. Muitas vezes, é o único a ver a sua beleza. Friedrich. Dürrenmatt.
  • A curiosidade das crianças é um dom da natureza que se antecipa à instrução. É preciso aproveitá-lo. François de Salignac Fénelon.
  • O maior presente que os pais podem dar é uma infância feliz. Mary Cholmondeley
  • Decidir ter um filho é algo de extrema importância. É decidir ter o coração, para sempre, andando fora do seu corpo. Elizabeth W. Stone.
  • Pais que comeram uvas azedas têm filhos de dentes afiados.  Ezequiel 18, 2
  • Pais idosos, mesmo que os filhos já tenham idade, protegem contra o senso de mortalidade. Ainda podemos ser crianças inocentes. Jane Howard.
  • Crianças aprendem a ler na presença de livros. Nenhuma pessoa tem o direito de criar filhos sem radeá-los de livros. Heinrich Mann.
  • Os nossos filhos são a nossa eternidade. Robert Debré.
  • A mulher não amamenta o filho, mas o destino. Paavo Haavikko.
  • Nada espanta quando tudo é assombroso: essa é a condição das crianças.Antoine Rivaroli.
  • A primeira metade de nosssa vidas é estragada pelo pais, a segunda por nossos filhos. Clarence Darrow.
  • Dos seres ímpares ansiamos prole/Para que a flor do belo não se extinga. William Shakespeare.
  • O futuro das crianças é hoje. Amanhã já é tarde demias. Gabriela Mistral.
  • Os netos colherão os frutos de tuas árvores. Publius V Maro(Virgilio)

sexta-feira, 1 de julho de 2011

livros de Paulo Freire para baixar

Livros de Paulo Freire: Acesso Livre à Leitura



Preciosidades da obra do pedagogo libertário Paulo Freire estão desbloqueadas para impressão. São 9 (nove) livros importantíssimos escritos por um pensador brasileiro comprometido profundamente com as causas sociais e a educação brasileira.
O material é inovador, criativo, original e tem importância histórica inédita.
Baixe os arquivos em pdf. E boa leitura!!!
Você pode fazer um único download de todos os livros clicando aqui.
 
Biografia de Paulo Freire

Graduado pela Faculdade de Direito de Recife (Pernambuco). Foi professor de Língua Portuguesa do Colégio Oswaldo Cruz e diretor do setor de Educação e Cultura do SESI (Serviço Social da Indústria) de 1947-1954 e superintendente do mesmo de 1954-1957. Ao lado de outros educadores e pessoas interessadas na educação escolarizada, fundou o Instituto Capibaribe. Ele foi quase tudo o que deve ser como educador, de professor de escola a criador de idéias e "métodos".
Sua filosofia educacional expressou-se primeiramente em 1958 na sua tese de concurso para a universidade do Recife, e, mais tarde, como professor de História e Filosofia da Educação daquela Universidade, bem como em suas primeiras experiências de alfabetização como a de Angicos, Rio Grande do Norte, em 1963.
A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho de educação que identifica a alfabetização com um processo de conscientização, capacitando o oprimido tanto para a aquisição dos instrumentos de leitura e escrita quanto para a sua libertação fez dele um dos primeiros brasileiros a serem exilados.
Em 1969, trabalhou como professor na Universidade de Harvard, em estreita colaboração com numerosos grupos engajados em novas experiências educacionais tanto em zonas rurais quanto urbanas. Durante os dez anos seguintes, foi Consultor Especial do Departamento de Educação do Conselho Mundial das Igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo, principalmente na África. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil para "reaprender" seu país. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 1989, tornou-se Secretário de Educação no Município de São Paulo, maior cidade do Brasil. Durante seu mandato, fez um grande esforço na implementação de movimentos de alfabetização, de revisão curricular e empenhou-se na recuperação salarial dos professores. A metodologia por ele desenvolvida foi muito utilizada no Brasil em campanhas de alfabetização e, por isso, ele foi acusado de subverter a ordem instituída, sendo preso após o Golpe Militar de 1964. Depois de 72 dias de reclusão, foi convencido a deixar o país. Exilou-se primeiro no Chile, onde, encontrando um clima social e político favorável ao desenvolvimento de suas teses, desenvolveu, durante 5 anos, trabalhos em programas de educação de adultos no Instituto Chileno para a Reforma Agrária (ICIRA). Foi aí que escreveu a sua principal obra: Pedagogia do oprimido.
Em Paulo Freire, conviveram sempre presentes senso de humor e a não menos constante indignação contra todo tipo de injustiça. Casou-se, em 1944, com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira, com quem teve cinco filhos. Após a morte de sua primeira esposa, casou-se com Ana Maria Araújo Freire, uma ex-aluna.
Paulo Freire é autor de muitas obras. Entre elas: Educação: prática da liberdade (1967), Pedagogia do oprimido (1968), Cartas à Guiné-Bissau (1975), Pedagogia da esperança (1992) À sombra desta mangueira (1995).
Foi reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa através de numerosas homenagens. Além de ter seu nome adotado por muitas instituições, é cidadão honorário de várias cidades no Brasil e no exterior.
A Paulo Freire foi outorgado o título de doutor Honoris Causa por vinte e sete universidades. Por seus trabalhos na área educacional, recebeu, entre outros, os seguintes prêmios: "Prêmio Rei Balduíno para o Desenvolvimento" (Bélgica, 1980); "Prêmio UNESCO da Educação para a Paz" (1986) e "Prêmio Andres Bello" da Organização dos Estados Americanos, como Educador do Continente (1992). No dia 10 de abril de 1997, lançou seu último livro, intitulado Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paulo Freire faleceu no dia 2 de maio de 1997 em São Paulo, vítima de um infarto agudo do miocárdio.
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. 

Fontes consultadas: