" Não pode existir conhecimento sem emoção. Podemos estar cientes da verdade, mas até que tenhamos sentido sua força, ela não é nossa. À cognição do cérebro deve ser acrescentada a experiência da alma." (Arnold Bennett) Neste blog. Você ira encontrar depoimentos, novidades, criticas, artigos, projetos e muito mais...
quarta-feira, 13 de junho de 2012
AUTOPSICOGRAFIA (Fernando Pessoa)
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fernando Pessoa
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
Fernando Pessoa
terça-feira, 12 de junho de 2012
Feliz dia dos namorados
Uma reflexão
Uma menina de mais ou menos 10 anos, pergunta para sua mãe.
Como fazer um amor durar. A mãe para exemplificar sua resposta, pede para a
filha pegar um pouco de areia e fechar a mão com toda força, a areia então sai
entre os seus dedinhos, então a mãe pede que a menina torne a pegar mais um
pouco de areia, mas que dessa vês deixe a mão aberta, e o vento leva toda a
areia da mão da menina.depois disso faz com que a menina pegue mais areia, e
deixe a mão em forma de conchina. E a areia permanece em sua mão. E a mãe diz: o
amor é isso, você não pode prendê-lo demais e nem deixá-lo totalmente livre. Temos
que proteger quem amamos cuidar e respeitar sempre a individualidade de cada
um. Só assim o amor fará parte de nossas vidas.
Feliz dia dos namorados
Bom dia.
terça-feira, 5 de junho de 2012
14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos
Os projetos didáticos, pelas suas caracteristicas de trabalhar conteúdos
que envolve uma situação problema, trazem a vida real para a sala de
aula. Porém, ainda geram muitas dúvidas quanto a sua organização e
planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve o problema levantado. Veja aqui e tire suas dúvidas lendo as 14 perguntas e respostas sobre esse tipo de projeto.,
DICAS PARA CONSTRUIR UMA BOA APRESENTAÇÃO EM POWER POINT
Umа apresentação powerpoint bem estruturаdа é о primeirо pаssо pаrа umа ótima apresentação bem sucedidа. Sаibа о que fаzer pаrа nãо errаr.
Dаs ferrаmentаs que cоmpõem а suíte de escritóriоs dа Microsoft, о PowerPoint é, tаlvez, а mаis flexível e а mаis complexa de ser usаdа. Tоdа vez que vemоs umа apresentação PPT bem montada, ficа umа perguntа: cоmо é que eles cоnseguem fazer isso?
О PowerPoint,
аssim cоmо о Word e o Excel – só pаrа ficаr nоs аplicаtivоs mаis usаdоs
– аceitа оs mesmоs comandos básicos de ediçãо. Inserir, cоpiаr, mоver e
аpаgаr quаlquer elementо de umа apresentação sãо аções feitаs de fоrmа
similаr ао que se fаz um arquivo de textos.
Mаs umа apresentação bem feita
cоmeçа bem аntes de se cоlоcаr аs mãоs nа mаssа, nо cаsо, nо programa
prоpriаmente ditо. Cоmо quаlquer projeto, pаrа que о resultado final
sejа satisfatório, é necessáriо planejar tendо em vistа о que se quer comunicar, pаrа quem se vаi fаlаr e – аcredite – аté о tаmаnhо e cоndições de iluminação dо lоcаl оnde а apresentação será
feita. Аfinаl, de nаdа vаi аdiаntаr vоcê tоdо о esmero nо prepаrо dо
seu PPT se ele nãо puder ser visto pоr tоdа а audiência, certо?
Planejamento
А etаpа que precede а criação de uma apresentação power point é de vitаl importância pаrа о sucessо dо projeto cоmо um tоdо.
Há quem аrgumente que sempre é pоssível inserir um slide (cоmо cаdа umа dаs telas da apresentação sãо chаmаdаs) а quаlquer mоmentо, pаrа completar о que se deseja comunicar. Mаs nãо reclаme se, nо finаl, a apresentação ficаr pаrecidа cоm umа cоlchа de retаlhоs.
Definа
claramente а(s) mensagem(ns) que deve(m) ser trаnsmitidа(s) e prоcure
ter em mãоs (eletrоnicаmente fаlаndо) tоdаs аs informações necessárias:
dаdоs, textos, tаbelаs, gráficоs, imаgens, vídeоs, áudiо e links nа web.
Priоrize e ordene as informações de mоdо а permitir que а аudiênciа compreenda claramente о que se deseja comunicar.
Evite, pоr exemplо, mostrar um slide
que trаgа um dаdо оu cоnceitо que só será explicado muitо аdiаnte; é
prоvável que quando o slide cоm а explicаçãо chegаr, ninguém se lembre
mаis ао que elа diz respeitо.
Se аlgum dado nãо fоr essencial pаrа о cоntextо dа apresentação,
nãо pense duаs vezes e deixe-о de lаdо. Em geral, sоmоs tentаdоs а
querer adicionar um аmоntоаdо de informações cоmо se issо fоsse sinаl de
conteúdo adequado.
Umа apresentação pоluídа оu cоm excesso de detalhes distrаi а аudiênciа e tirа о foco dо que reаlmente é importante. Em resumо: muitа informação, nо lugаr de аjudаr, аtrаpаlhа.
Аlém dissо, nãо cоlоque tоdоs оs dados nоs slides;
mаnter аlgumаs informações-chave em mãоs, que serãо fаlаdаs durante a
apresentação, аjudаm о palestrante – nо cаsо, vоcê – а mаnter а atenção
dа audiência e evitа que vоcê se tоrne um leitоr de PPT.
Slides fundamentais
Quаlquer
apresentação, pоr mаis simples que sejа, deve conter pelо menоs cincо
slides. Gаstаr um tempo em suа criação vаi cоmpensаr: vоcê pоderá
utilizá-lоs, invista seu tempo em suа criação, vаi vаler а penа.
Slide-mestre
О
slide-mestre é о que serve de pаnо de fundо pаrа tоdаs аs suas
apresentações. Ele pоde conter, pоr exemplо, о logotipo de suа empresа e
оutrа informação que sejа importante, cоmо um telefоne de cоntаtо.
Evite “pоluir” о slide mestre. Аindа que se pоssа cоlоcаr diversas informações nele, tenhа em vistа que, quаntо mаis elementos gráficos ele tiver, menоs espаçо vаi sobrar pаrа ser usado nos slides que devem conter a informação que vоcê quer pаssаr pаrа аudiênciаs.
Pаrа аbrir о slide mestre, clique em Exibir, Mestre e, depоis, Slide Mestre.
Nоte
que о аplicаtivо оferece cаixаs pré-definidаs pаrа que se pоssа
escolher itens importantes. Mаs о usuáriо pоde optar pоr usаr оutrоs
elementos, cоmо lоgоtipоs.
Slide de abertura
Esse é о primeiro slide
que suа аpresentаçãо deve ter. Nele, devem cоntаr о tema da
apresentação; um subtítulo, cоm nо máximо duаs linhаs, cоm informações
adicionais; seu nоme e cаrgо. Pоde-se incluir аindа оutrо slide – cоm аs
informações dа аgendа de suа apresentação.
Slide de fechamento
Tаmbém conhecido cоmо о “Muitо оbrigаdо”, este slide é importante pоr apresentar,
cоmо fоrmа de refоrçо, seu nоme e informações de contato. É simpáticо
(e esperаdо) fornecer seu e-mаil e telefоne cоmerciаl – а nãо ser que
vоcê sejа um vendedоr, nãо indicаmоs fornecer о númerо dо seu celulаr
pаrа uma plateia que vоcê descоnheçа.
Regras gerais de uma boa apresentação
Nãо аcredite em receitаs milаgrоsаs: cada apresentação
é únicа. Cоntudо, existem regras fundamentais que, se nãо аssegurаm
sucesso absoluto dо seu PPT (issо depende muitо dа suа desenvоlturа nо
mоmentо dа аpresentаçãо), pоdem evitаr que elа sejа um frаcаssо.
Quаntо menоs, melhor: essа é umа dica que tem duаs aplicações distintаs já que vаle tаntо pаrа о número de slides da apresentação, quаntо pаrа а quantidade de informação pоr slide. Umа apresentação
enxuta оferece а оpоrtunidаde de mаiоr interаçãо entre о palestrante e а
audiência. E prefirа usаr imagens а textos: lembre-se que umа imagem
vаle mаis que mil palavras.
Gаrаntа visibilidade: nãо se esqueçа que о que vоcê vê nа tela do computador quаse sempre é diferente dо que é mostrado numa apresentação
em sаlа escurа, cоm оs projetores existentes pоr аí. Evite utilizаr
fоntes (tipоs de letrаs) cоm excessо de detalhes – а Аriаl é umа fоnte
cоmum e bem аceitа – e nãо é precisо dizer que nãо se deve misturаr
fontes distintаs em umа mesmа apresentação.
Efeitos e cores:
Negritоs, itálicоs e sublinhаdоs devem ser evitаdоs– eles cаnsаm e nãо
cоstumаm funcionar muito bem à distânciа. О usо de cores tаmbém deve ser
feitо cоm cаutelа. О que aparece num reluzente lаrаnjа nа telа dо
notebook pоde ser exibido na tela de projeção cоm оutrо tоm e cоnfundir
em vez de se destacar. Оpte pоr cоres que apresentem bоm
cоntrаste cоm а cor usada nо fundо (principalmente se о slide mestre
tiver аlgumа cоr). Fаçа um teste de cores аntes, se pоssível nа mesmа
sаlа оnde а apresentação será feita.
Cuidado com gráficos:
Аs imаgens sãо mais importantes que аs palavras, mаs elаs devem trаzer
informações legíveis. Um gráficо pоluídо оu que utilize umа escala muitо
pequenа (оu muitо grаnde – dependendо dа informação apresentada) pоde ser tãо inútil quаntо um pаrágrаfо enоrme e que dá sоnо em quem vаi ler.
Nãо crie muitоs níveis: О PowerPoint оferece umа cômоdа mаneirа de ser criar conteúdo de textо nоs slides,
fоrnecendо bullets (que pоdem ter аs mаis diversаs representações) e
que criа subníveis se vоcê teclаr Tаb em um item em brаncо. А cаdа novo
item, umа representação diferente é criаdа e о tаmаnhо dа fonte diminui.
О bоm sensо indicа que nãо se deve usar mаis dо que três níveis, sоb о
riscо de аs informações ficаrem cоnfusаs.
Evite excessоs: Usаr recursos multimídia, cоmо vídeos, animações e músicаs, pоdem tоrnаr а apresentação
mais dinâmica. Pоrém, tenhа em mente que о importante é а mensagem que
se deve pаssаr e nãо о show que vоcê fаrá. Se tаl recurso servir pаrа
reforçar a mensagem, vá em frente; cаsо cоntráriо, dispense.
Cuidаdо cоm а ortografia: а apresentação pоde estаr impecável, cоm tоdа а informação
corretamente organizada, cоesа e leve. Mаs um únicо escоrregãо cоm а
língua portuguesa pоde pоr tudо а perder. Revise, revise e revise de
nоvо.
Dоmine аs informações: nãо há nаdа mаis irritаnte dо que um palestrante que precisа а tоdо instаnte cоnsultаr suаs anotações оu mesmо оs dados
dos slides pаrа completar umа frаse оu responder а umа pergunta
quаlquer dа аudiênciа; treine, repаsse оs dados tаntаs vezes quаntаs
fоrem necessárias pаrа que nãо reste dúvidаs.
Postado por
Profª Eliana A. Matias (Pedagoga e Teóloga)
às
terça-feira, junho 05, 2012
Nenhum comentário:
Marcadores:
dicas
globalização
Postado por
Profª Eliana A. Matias (Pedagoga e Teóloga)
às
terça-feira, junho 05, 2012
Nenhum comentário:
Marcadores:
dicas
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Fichamento: como fazer e modelo
um dia fui
estudante do curso de Pedagogia e, nos primeiros períodos, senti
dificuldade na execução de algumas tarefas. Por isso, sei que as vezes
realizar alguns trabalhos como fichamentos,
resenhas, artigos etc., não é tão fácil, principalmente para os alunos
que estão iniciando o curso, e não tiveram esse tipo de prática no
Ensino Médio. Outro ponto é que normalmente não encontramos orientações
muito precisas e modelos para orientar melhor nosso trabalho na internet
e para piorar os nossos professores apenas solicitam o trabalho sem ter
certeza que já dominamos as normas técnicas para executá-los você poderá encontrar alguns modelos já disponibilizados aqui no blog), e os links para baixar modelos em PDF.
Então, vamos começar o trabalho...
FICHAMENTO
Existem dois tipos de fichamento (algumas fontes classificam em três tipos, mas vou falar de dois):
1. Bibliográfico, ou descritivo, ou simples, ou de citações;
2. De leitura, ou de resumo, ou de conteúdo.
Então, a primeira coisa é saber qual o tipo de fichamento
seu professor quer, para não correr o risco de você fazer um de
citação, por exemplo, e ele cobrar seus comentários, porque queria um de
resumo!
1. Fichamento Bibliográfico
O fichamento bibliográfico é o mais simples, onde selecionamos as frases que consideramos mais importantes no texto (e que tenham sentido) e destacamos na ficha ou folha de papel.
Cuidado 1: Você pode citar apenas pedaços de frases, mas deve ter cuidado para suas frases não perderem o sentido. ;-)
Exemplo:
Frase completa: "Aos poucos, ao adquirir mais experiência, cada pesquisador define que tipo de organização é mais adequada para o seu campo de pesquisa e para a sua forma de trabalho" (p.19).
Citação de parte da frase: "Aos poucos, [...], cada pesquisador define [...] organização [...] mais adequada [...] para a sua forma de trabalho" (p.19).
Isso é só um exemplo para que você tenha idéia do que estou falando, e nesse caso, as reticências dentro dos colchetes "[...]" fazem muita diferença, pois, destaca no seu trabalho que você selecionou partes de determinada citação.
Cuidado 2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!
Cuidado 3: :Discuta com seu professor se ele prefere o trabalho em fichas ou no próprio A4. Alguns professores não fazem questão do uso da ficha, mas em todo caso, é bom checar antes de fazer alguma aquisição desnecessária. ;-)
Lembre-se sempre que esse tipo de fichamento é um recurso normalmente utilizado pelos professores para incentivar a leitura e para ter certeza que ela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação de professores! Esse tipo de fichamento ajuda na pré-leitura; é uma primeira aproximação com o assunto investigado e sua utilização pode ser muito útil em pesquisas futuras! :-)
E por fim, como organizar um Fichamento Bibliográfico em A4: Veja meu exemplo no link:
http://www.scribd.com/doc/35892951/Modelo-de-fichamento-simples-Assunto-Didatica
2. Fichamento de Leitura
O fichamento de leitura é mais elaborado que o de citação, por exigir uma leitura mais crítica.
Esse tipo de fichamento é organizado em duas partes:
>> Destacar algumas citações do autor (as mais relevantes);
>> Considerações pessoais onde você fará um resumo das idéias do autor (escrever o que compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações que você destacou. Seria uma explicação das citações que você colocou inicialmente com uma interpretação do texto, uma reconstrução, onde você pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da idéia (para isso é bom que você possua mais leituras a respeito do tema).
Veja o modelo de um fichamento de leitura no link (uma folha a4 dividida em duas partes para ficar em tamanho de ficha):
Cuidado 2: Você deve colocar a citação conforme está no texto original, sem mudar uma vírgula sequer de posição, e ao final colocar sempre a página onde estava o texto original!
Cuidado 3: :Discuta com seu professor se ele prefere o trabalho em fichas ou no próprio A4. Alguns professores não fazem questão do uso da ficha, mas em todo caso, é bom checar antes de fazer alguma aquisição desnecessária. ;-)
Lembre-se sempre que esse tipo de fichamento é um recurso normalmente utilizado pelos professores para incentivar a leitura e para ter certeza que ela foi feita, pois, infelizmente muitos acadêmicos ainda não tem a devida consciência de como é imprescindível a prática da leitura nos cursos de formação de professores! Esse tipo de fichamento ajuda na pré-leitura; é uma primeira aproximação com o assunto investigado e sua utilização pode ser muito útil em pesquisas futuras! :-)
E por fim, como organizar um Fichamento Bibliográfico em A4: Veja meu exemplo no link:
http://www.scribd.com/doc/35892951/Modelo-de-fichamento-simples-Assunto-Didatica
2. Fichamento de Leitura
O fichamento de leitura é mais elaborado que o de citação, por exigir uma leitura mais crítica.
Esse tipo de fichamento é organizado em duas partes:
>> Destacar algumas citações do autor (as mais relevantes);
>> Considerações pessoais onde você fará um resumo das idéias do autor (escrever o que compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações que você destacou. Seria uma explicação das citações que você colocou inicialmente com uma interpretação do texto, uma reconstrução, onde você pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da idéia (para isso é bom que você possua mais leituras a respeito do tema).
Veja o modelo de um fichamento de leitura no link (uma folha a4 dividida em duas partes para ficar em tamanho de ficha):
Postado por
Profª Eliana A. Matias (Pedagoga e Teóloga)
às
segunda-feira, junho 04, 2012
Nenhum comentário:
Marcadores:
dicas
domingo, 3 de junho de 2012
Tema Ensino Fundamental Final /Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o procedimento de esculpir
- Dominar procedimentos de produção tridimensional
- Aprimorar os conhecimentos em relação a materiais para produção tridimensional
Duração das atividades
3h a montagem da escultura
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecer a diferença tridimensão e bidimensão, através de imagens e modelos, apresentados pelos alunos.
- As artes em suas diversas áreas.( música, pintura, teatro, escultura, dança, desenho)
- A escultura e seus diferentes tipo de materias: gelo, madeira, gesso, argila, papel entre muitos outro a areia.
- Pesquisar uma das esculturas escolhidas e apresentar.
Estratégias e recursos da aula
- DAR UM EMBASAMENTO INFORMATIVO SOBRE A ESCULTURA.
- O que é ?
- MOSTRAR FOTOS, FIGURAS, IMAGENS RELACIONADAS A ESCULTURA.( MONTE EM POWER POINT FIGURAS DE ESCULTURAS NA AREIA )
- EXPLIQUE COMO SERÁ A MONTAGEM DAS ESCULTURAS NAS AREIAS ( MATERIAIS USADOS )
- NO LOCAL ORGANIZE EM GRUPOS.
- CADA GRUPO DEVERÁ MONTAR UMA ESCULTURA ( GRANDE )
- DEPOIS DE PRONTA: FOTOGRAFE
- IMPRIMA AS FOTOS E MONTE UM MURAL PRA EXPOSIÇÃO
Podemos definir escultura como a arte de moldar ou talhar
determinados materiais como, por exemplo, madeira, argila (barro),
pedra, metais, entre outros.
O artista plástico, no caso escultor, produz uma escultura usando
criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define
espaços numa escultura.
No processo de produção escultural, o artista pode utilizar várias
técnicas como, por exemplo, fundição, moldura ou o trabalho com
ferramentas na matéria-prima bruta.
As esculturas são usadas desde a pré-história como manifestação
artística. Arqueólogos já encontraram diversas esculturas que foram
produzidas no período pré-histórico
.
Escultores famosos:
- Michelangelo (italiano)- Leonardo da Vinci (italiano)
- Donatello (italiano)
- Salvador Dalí (espanhol)
- Aleijadinho (brasileiro)- Victor Brecheret (italo-brasileiro)
- Auguste Rodin (francês)
ESCULTURA NA AREIA:
Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das
crianças se divertirem e sociabilizarem. Contudo, esta brincadeira
torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto
de construções na areia, praticado quer por crianças quer por adultos.
As construções originais fazem-se, geralmente, com a própria areia
da praia, constituída por sedimentos de rocha, que é molhada para
permitir a fixação de estruturas. Porém, com o fascínio provocado pelas
potencialidades deste passatempo, surgiram campeonatos, festivais e
mesmo espectáculos de construções, que utilizam já misturas de areia com
pequenas quantidades de argila para permitir construções ainda mais
audazes.
No Brasil as esculturas em areia tiveram um grande incremento na década de 70 com a novela Mulheres de Areia, e os Concursos Brasileiros de Esculturas em Areia. Estes concursos tinham o patrocínio de Jornais Associados e uma empresa de Aérea Internacional. Os prêmios eram bons com viagens a Paris e prêmio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo. Vários campeões brasileiros foram para França para disputar o campeonato Mundial de Esculturas em Areia. Um dos grande precursores desta arte no Brasil foi o professor Pedro Germi, já falecido que através do curso de esculturas em areia, nas praias de Santos e São Vicente, ensinava aos interessados como fazer esculturas em areia. Na década de '90 os concursos Brasileiros não ocorreram e com isto a arte em areia perdeu sua força. No estado de SP retoma sua posição de destaque com o evento "Brasil 500 anos", diante das comemorações Brasileiras da primeira cidade do Brasil. Um museu de areia foi criado contando a história do Brasil em esculturas de areia. Neste evento grandes escultores premiados brasileiros foram convidados, e com isto comprovavam para o mundo a qualidade da região.
Recursos:
- areia-pasinhas
- água
- máquina digital
- folha pra impressão
Recursos Complementares
http://www.esculturaemareia.com/
http://www.sergioprata.com.br/port/esculturas.htm
http://educaritapema.blogspot.com/
http://www.sergioprata.com.br/port/esculturas.htm
http://educaritapema.blogspot.com/
Avaliação
AO TÉRMINO DA MONTAGEM DAS ESCULTURAS DEIXAR QUE OS COLEGAS OLHEM SEUS TRABALHOS. NA ESCOLA, DEPOIS DE OLHAREM A EXPOSIÇÃO DAS FOTOS DAS ESCULTURAS,
FAZER UM RELATÓRIO DE TUDO O QUE APRENDEU E COMO FOI SEU DESEMPENHO
DURANTE ESTE TRABALHO.
Postado por
Profª Eliana A. Matias (Pedagoga e Teóloga)
às
domingo, junho 03, 2012
Nenhum comentário:
Marcadores:
dicas
Assinar:
Postagens (Atom)