Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Criar e resolver problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade o aluno deve ter condições
de identificar quantas
classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de
adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso
existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos
as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de
adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso
existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos
as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
Estratégias e recursos da aula
Trabalhando agora com a criatividade dos alunos, por meio
da produção de
problemas, neste ponto serão exploradas duas disciplinas, pois a
Língua Portuguesa e a Matemática aqui trabalharão em conjunto.
Forneça outra folha branca para cada aluno da turma, alertando-os
novamente sobre a questão do tempo e da organização do trabalho.
Esclareça a turma sobre a diferença das atividades realizadas anteriormente
e a que ainda vai ser realizada. Motive-os de modo a ter um pensamento
critico ao elaborarem os problemas.
Antes da realização desta atividade com base nos resultados anteriores,
obtidos através da atividade da parte 1, faça um trabalho diferenciado de
acompanhamento dos alunos que apresentarem maior dificuldade, de modo
a não permanecerem dúvidas ao fim desta segunda etapa.
Dê inicio a atividade passando o roteiro de problemas os quais os alunos terão
que produzir.
Oriente a turma que crie os quatro problemas, que faça suas resoluções, após
cada um e por fim que faça um desenho representativo do assunto abordado
no problema.
Após recolher os problemas, um modo de garantir a descrição dos problemas,
é criar um espaço de discussão. Para que este espaço seja aproveitado, relate
a turma que dois ou três problemas por eles elaborados serão retirados da
atividade e aprovados em avaliações posteriores.
Retome a atividade caso ocorra confusão nos conteúdos de classe e ordem.
Atente a turma para problemas que não descrevem a operaç ão efetuada, ou seja, o problema
refere-se a uma operação de adição e na solução aparece uma subtração. Para reforçar a
atividade realizada, faça a correção da mesma ou esclareça dúvidas e depois aplique outra
atividade para posterior averiguação do grau de compreensão dos alunos.
problemas, neste ponto serão exploradas duas disciplinas, pois a
Língua Portuguesa e a Matemática aqui trabalharão em conjunto.
Forneça outra folha branca para cada aluno da turma, alertando-os
novamente sobre a questão do tempo e da organização do trabalho.
Esclareça a turma sobre a diferença das atividades realizadas anteriormente
e a que ainda vai ser realizada. Motive-os de modo a ter um pensamento
critico ao elaborarem os problemas.
Antes da realização desta atividade com base nos resultados anteriores,
obtidos através da atividade da parte 1, faça um trabalho diferenciado de
acompanhamento dos alunos que apresentarem maior dificuldade, de modo
a não permanecerem dúvidas ao fim desta segunda etapa.
Dê inicio a atividade passando o roteiro de problemas os quais os alunos terão
que produzir.
1ª Questão: Invente um problema de subtração, onde os números envolvidos no problema tenha no mínimo 3 ordens.
|
Oriente a turma que crie os quatro problemas, que faça suas resoluções, após
cada um e por fim que faça um desenho representativo do assunto abordado
no problema.
Após recolher os problemas, um modo de garantir a descrição dos problemas,
é criar um espaço de discussão. Para que este espaço seja aproveitado, relate
a turma que dois ou três problemas por eles elaborados serão retirados da
atividade e aprovados em avaliações posteriores.
Retome a atividade caso ocorra confusão nos conteúdos de classe e ordem.
Atente a turma para problemas que não descrevem a operaç ão efetuada, ou seja, o problema
refere-se a uma operação de adição e na solução aparece uma subtração. Para reforçar a
atividade realizada, faça a correção da mesma ou esclareça dúvidas e depois aplique outra
atividade para posterior averiguação do grau de compreensão dos alunos.
Recursos Complementares
http://www.a77.com.br/matematica/
http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm
http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html
http://www.oei.es/provabrasil.htm
http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm
http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html
http://www.oei.es/provabrasil.htm
Avaliação
O professor deve se atentar a todos os momentos da
realização da atividade, a
compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos
principais da avaliação.
Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades
entregues pelos alunos .
compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos
principais da avaliação.
Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades
entregues pelos alunos .