Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer o procedimento de esculpir
- Dominar procedimentos de produção tridimensional
- Aprimorar os conhecimentos em relação a materiais para produção tridimensional
Duração das atividades
3h a montagem da escultura
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conhecer a diferença tridimensão e bidimensão, através de imagens e modelos, apresentados pelos alunos.
- As artes em suas diversas áreas.( música, pintura, teatro, escultura, dança, desenho)
- A escultura e seus diferentes tipo de materias: gelo, madeira, gesso, argila, papel entre muitos outro a areia.
- Pesquisar uma das esculturas escolhidas e apresentar.
Estratégias e recursos da aula
- DAR UM EMBASAMENTO INFORMATIVO SOBRE A ESCULTURA.
- O que é ?
- MOSTRAR FOTOS, FIGURAS, IMAGENS RELACIONADAS A ESCULTURA.( MONTE EM POWER POINT FIGURAS DE ESCULTURAS NA AREIA )
- EXPLIQUE COMO SERÁ A MONTAGEM DAS ESCULTURAS NAS AREIAS ( MATERIAIS USADOS )
- NO LOCAL ORGANIZE EM GRUPOS.
- CADA GRUPO DEVERÁ MONTAR UMA ESCULTURA ( GRANDE )
- DEPOIS DE PRONTA: FOTOGRAFE
- IMPRIMA AS FOTOS E MONTE UM MURAL PRA EXPOSIÇÃO
Podemos definir escultura como a arte de moldar ou talhar
determinados materiais como, por exemplo, madeira, argila (barro),
pedra, metais, entre outros.
O artista plástico, no caso escultor, produz uma escultura usando
criatividade, sentimentos e idéias. Ele cria volumes, formas e define
espaços numa escultura.
No processo de produção escultural, o artista pode utilizar várias
técnicas como, por exemplo, fundição, moldura ou o trabalho com
ferramentas na matéria-prima bruta.
As esculturas são usadas desde a pré-história como manifestação
artística. Arqueólogos já encontraram diversas esculturas que foram
produzidas no período pré-histórico
.
Escultores famosos:
- Michelangelo (italiano)- Leonardo da Vinci (italiano)
- Donatello (italiano)
- Salvador Dalí (espanhol)
- Aleijadinho (brasileiro)- Victor Brecheret (italo-brasileiro)
- Auguste Rodin (francês)
ESCULTURA NA AREIA:
Em tempo de praia, construir um castelo na areia é uma forma das
crianças se divertirem e sociabilizarem. Contudo, esta brincadeira
torna-se, por vezes, uma paixão, ou uma especialidade dentro do desporto
de construções na areia, praticado quer por crianças quer por adultos.
As construções originais fazem-se, geralmente, com a própria areia
da praia, constituída por sedimentos de rocha, que é molhada para
permitir a fixação de estruturas. Porém, com o fascínio provocado pelas
potencialidades deste passatempo, surgiram campeonatos, festivais e
mesmo espectáculos de construções, que utilizam já misturas de areia com
pequenas quantidades de argila para permitir construções ainda mais
audazes.
No Brasil as esculturas em areia tiveram um grande incremento na década de 70 com a novela Mulheres de Areia, e os Concursos Brasileiros de Esculturas em Areia. Estes concursos tinham o patrocínio de Jornais Associados e uma empresa de Aérea Internacional. Os prêmios eram bons com viagens a Paris e prêmio em dinheiro pelo Governo do Estado de São Paulo. Vários campeões brasileiros foram para França para disputar o campeonato Mundial de Esculturas em Areia. Um dos grande precursores desta arte no Brasil foi o professor Pedro Germi, já falecido que através do curso de esculturas em areia, nas praias de Santos e São Vicente, ensinava aos interessados como fazer esculturas em areia. Na década de '90 os concursos Brasileiros não ocorreram e com isto a arte em areia perdeu sua força. No estado de SP retoma sua posição de destaque com o evento "Brasil 500 anos", diante das comemorações Brasileiras da primeira cidade do Brasil. Um museu de areia foi criado contando a história do Brasil em esculturas de areia. Neste evento grandes escultores premiados brasileiros foram convidados, e com isto comprovavam para o mundo a qualidade da região.
Recursos:
- areia-pasinhas
- água
- máquina digital
- folha pra impressão
Recursos Complementares
http://www.esculturaemareia.com/
http://www.sergioprata.com.br/port/esculturas.htm
http://educaritapema.blogspot.com/
http://www.sergioprata.com.br/port/esculturas.htm
http://educaritapema.blogspot.com/
Avaliação
AO TÉRMINO DA MONTAGEM DAS ESCULTURAS DEIXAR QUE OS COLEGAS OLHEM SEUS TRABALHOS. NA ESCOLA, DEPOIS DE OLHAREM A EXPOSIÇÃO DAS FOTOS DAS ESCULTURAS,
FAZER UM RELATÓRIO DE TUDO O QUE APRENDEU E COMO FOI SEU DESEMPENHO
DURANTE ESTE TRABALHO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário