Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Promover o "conhecer" sobre o bioma MANGUE;
- Compreender a importância de preservar os manguezais;
- Reconhecer o mangue como um ecossistema muito presente em nosso país e em nossa cidade;
- Entender que ele é fundamental para a sustentabilidade das comunidades que ali vivem;
- Identificar problemas existentes nas áreas dos manguezais;
- Diferenciar os componentes do mangue e reconhecer as suas relações.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Apresentar o projeto para a sala, oralmente ou com apresentação de slides;
- Verificar o conhecimento prévio dos alunos (o que eles já sabem) sobre o Mangue;
- Apresentar um vídeo (documentário) para posteriormente fazer um paralelo sobre o que eles já sabem e sobre o que eles viram no vídeo.
Site do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o projeto, abrindo as atividades, com
um depoimento de um catador de caranguejo, morador da área do mangue.
Esse depoimento servirá para estimular a importância da preservação do
mangue e mostrar para os alunos que as populações carentes residentes no
entorno do mesmo, retiram dali, sua alimentação e renda. Logo após a
exposição oral do catador de caranguejos, apresentar para os alunos,
cartazes com imagens da fauna e flora do mangue, aproveitando o momento,
para falar um pouco das espécies que dependem do mangue para nascer,
viver e se reproduzir, mencionando que o mangue é um grande berçário
para muitas espécies, principalmente para o caranguejo.
No decorrer dos dias, a exploração da temática, acontecerá através de cartazes, poemas, música, interpretação textual e produção de textos (poema, quadrinha, adivinha, acróstico, paródia, texto expositivo, etc.), desenhos, pintura, confecção de origami, reciclagem e pesquisas na internet. Acontecerá também, como atividade final, o momento mais esperado por todos: a visitação ao mangue, onde os alunos irão visualizar e registrar, através de fotos, toda a diversidade de plantas e de animais encontrados por lá, bem como, outras curiosidades também. Na sequência levar os alunos para o laboratório de informática para que criem slides (Power Point) com os registros fotográficos de todos os trabalhos realizados em sala de aula e na atividade extraclasse. Os slides serão apresentados na culminância do projeto (apresentação com Data Show), assim como, todas as produções realizadas pelas crianças, celebrando assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
ATIVIDADE 1 - Leitura do poema "MAR"
MAR
No mar
Tem siri e ostra,
Marisco e lagosta,
Bichos bonitos,
Bichos esquisitos
O mar
É lindo e gozado,
A gente entra doce,
E sai salgado.
Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.
- O poema deverá está escrito em um cartaz para que se possa realizar a leitura para a classe, em seguida será realizada a interpretação do texto. O professor fará perguntas como:
- Ilustrar o poema. (Livre). Nessa atividade deixar que o aluno crie a partir do entendimento dele sobre a leitura e discussão relacionado ao texto.
ATIVIDADE 2 - Criar um acróstico com a palavra CARANGUEJO
- Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero textual "acróstico".
-Explique para as crianças o que é Acróstico.
ATIVIDADE 3 - Ler e cantar para brincar
- Esta atividade será um momento de descontração, antecedendo a próxima atividade do projeto.
CARANGUEJO NÃO É PEIXE
Fui à Espanha
Buscar meu chapéu
Azul e branco
Da cor daquele céu
Olha palma, palma, palma
Olha pé, pé, pé
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Samba crioula
Que vem da Bahia
Pega essa menina
E joga na bacia
A bacia é de prata, areada com sabão
E depois de areada
Vai lavar o seu roupão.
O roupão é de seda
Camiseta de filó
Cada um pega o seu par
Para dar bênção à vovó
A benção vovó, a benção vovó!
-Trabalhar com os alunos um origami - caranguejo
Inserir a dobradura de papel numa aula, num projeto, além de ser prazeroso, você professor, estará trabalhando a concentração e o raciocínio. Através das dobraduras as crianças aprendem além dos conceitos geométricos, aprendem também, sequência de ordens (sequência temporal). Aproveite o momento e peça para que eles construam um origami de caranguejo. Siga o passo-a-passo, observando a imagem abaixo:
ORIGAMI - CARANGUEJO
http://perspectivasdoolhar.blogspot.com.br/2012/08/origami-animais-marinhos-15-caranguejo.html
- Reciclar é preciso!
Atenção professor! Nessa atividade, procure conversar com os alunos anteriormente, sobre a importância da reciclagem, retomando as questões dos cuidados que devemos ter com o lixo produzido pelos seres humanos e que, muitas vezes, são jogados no meio ambiente, prejudicando ecossistemas como o mangue, por exemplo. Debater questões como essa: O que fazer com o lixo que nós produzimos? É HORA DE RECICLAR (caranguejo) - Atividade
Obs. Caso não consiga as embalagens de sanduíches, você poderá substituir por caixas que tenham o mesmo formato.
http://www.pragentemiuda.org/2012_05_01_archive.html
ATIVIDADE 4 - Navegar é preciso
- Esta atividade tem como objetivo principal, além da leitura, fazer uma reflexão sobre a importância deste ecossistema para o meio ambiente e para nossas vidas.
ATIVIDADE 5 - Produção textual
ATIVIDADE 6 - Visitação ao MANGUE
- Chegou o dia mais esperado por todos: A visitação ao mangue. Professor, no dia anterior ao passeio, converse com os alunos sobre esse momento, é bom que eles se sintam seguros e estimulados. Faça perguntas do tipo: Alguém aqui já foi ao mangue? Como será essa visita? Será que vamos encontrar caranguejos? Será que o mangue da nossa cidade está poluído?
Atenção professor! A visita ao mangue deverá ser comunicada com antecedência aos pais. Observe e liste alguns itens que serão necessários para que as crianças levem consigo durante o passeio. Exemplo: Garrafa com água, chapéu, boné. Todos deverão estar calçados com tênis!
BOM TRABALHO PROFESSOR!
No decorrer dos dias, a exploração da temática, acontecerá através de cartazes, poemas, música, interpretação textual e produção de textos (poema, quadrinha, adivinha, acróstico, paródia, texto expositivo, etc.), desenhos, pintura, confecção de origami, reciclagem e pesquisas na internet. Acontecerá também, como atividade final, o momento mais esperado por todos: a visitação ao mangue, onde os alunos irão visualizar e registrar, através de fotos, toda a diversidade de plantas e de animais encontrados por lá, bem como, outras curiosidades também. Na sequência levar os alunos para o laboratório de informática para que criem slides (Power Point) com os registros fotográficos de todos os trabalhos realizados em sala de aula e na atividade extraclasse. Os slides serão apresentados na culminância do projeto (apresentação com Data Show), assim como, todas as produções realizadas pelas crianças, celebrando assim, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
ATIVIDADE 1 - Leitura do poema "MAR"
MAR
No mar
Tem siri e ostra,
Marisco e lagosta,
Bichos bonitos,
Bichos esquisitos
O mar
É lindo e gozado,
A gente entra doce,
E sai salgado.
Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.
- O poema deverá está escrito em um cartaz para que se possa realizar a leitura para a classe, em seguida será realizada a interpretação do texto. O professor fará perguntas como:
- Quem já foi ao mar?
- Alguém conhece o siri? E a lagosta?
- O que o siri, a lagosta e o caranguejo têm em comum?
- O siri e a lagosta vivem no mangue como o caranguejo? O que vocês acham?
- Por que no poema diz que no mar têm bichos bonitos e bichos esquisitos?
- De que bichos esquisitos a autora está falando?
- No poema fala, que a gente entra doce no mar e depois sai salgado, o que isso quer dizer?
- No mar tem sal?
- O poema fala que o mar é lindo e gozado. Por quê?
- Aproveitar também para fazer perguntas sobre quem escreveu o texto, o nome do livro e a editora.
- Ilustrar o poema. (Livre). Nessa atividade deixar que o aluno crie a partir do entendimento dele sobre a leitura e discussão relacionado ao texto.
ATIVIDADE 2 - Criar um acróstico com a palavra CARANGUEJO
- Conversa motivadora inicial com os alunos, verificando seus conhecimentos prévios e preparando-os para a aprendizagem do gênero textual "acróstico".
-Explique para as crianças o que é Acróstico.
ATIVIDADE 3 - Ler e cantar para brincar
- Esta atividade será um momento de descontração, antecedendo a próxima atividade do projeto.
- Expor a cantiga de roda, escrito, num cartaz e fazer a leitura coletiva do texto;
- Aproveitar o momento e trabalhar a leitura individual dos alunos, fazendo as intervenções necessárias, principalmente na segmentação do texto, para que eles possam entender que, o que se fala é o que se escreve;
- Escrever lista de palavras (nomes de bichinhos que moram no mar)
- Na sequência colocar o CD (disponível no youtube) e ouvir a música com os alunos;
CARANGUEJO NÃO É PEIXE
Fui à Espanha
Buscar meu chapéu
Azul e branco
Da cor daquele céu
Olha palma, palma, palma
Olha pé, pé, pé
Olha roda, roda, roda
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré
Samba crioula
Que vem da Bahia
Pega essa menina
E joga na bacia
A bacia é de prata, areada com sabão
E depois de areada
Vai lavar o seu roupão.
O roupão é de seda
Camiseta de filó
Cada um pega o seu par
Para dar bênção à vovó
A benção vovó, a benção vovó!
-Trabalhar com os alunos um origami - caranguejo
Inserir a dobradura de papel numa aula, num projeto, além de ser prazeroso, você professor, estará trabalhando a concentração e o raciocínio. Através das dobraduras as crianças aprendem além dos conceitos geométricos, aprendem também, sequência de ordens (sequência temporal). Aproveite o momento e peça para que eles construam um origami de caranguejo. Siga o passo-a-passo, observando a imagem abaixo:
ORIGAMI - CARANGUEJO
http://perspectivasdoolhar.blogspot.com.br/2012/08/origami-animais-marinhos-15-caranguejo.html
- Reciclar é preciso!
Atenção professor! Nessa atividade, procure conversar com os alunos anteriormente, sobre a importância da reciclagem, retomando as questões dos cuidados que devemos ter com o lixo produzido pelos seres humanos e que, muitas vezes, são jogados no meio ambiente, prejudicando ecossistemas como o mangue, por exemplo. Debater questões como essa: O que fazer com o lixo que nós produzimos? É HORA DE RECICLAR (caranguejo) - Atividade
- O momento pede a colaboração dos pais e/ou responsáveis. Faça um bilhetinho pedindo para que eles consigam através das lanchonetes, embalagens usadas de sanduíches (pode ser de isopor ou de papelão) e canudinhos. Peça para que eles limpem o material adquirido e enviem para a escola através do filho(a).
- Siga o modelo da imagem abaixo, do brinquedo (caranguejo) que foi confeccionado com material reciclado. Observe o passo-a-passo e explique para as crianças como fazer!
Obs. Caso não consiga as embalagens de sanduíches, você poderá substituir por caixas que tenham o mesmo formato.
http://www.pragentemiuda.org/2012_05_01_archive.html
ATIVIDADE 4 - Navegar é preciso
- Esta atividade tem como objetivo principal, além da leitura, fazer uma reflexão sobre a importância deste ecossistema para o meio ambiente e para nossas vidas.
1. Levar os alunos para o laboratório de informática, acessar o site http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal e clicar na história em quadrinhos do Menino Caranguejo Manguezal. Além dessa historinha, lá você encontrará várias outras.
2. Num outro momento, levá-los novamente para assistir ao vídeo (curta) "CARANGA - do outro lado do manguezal". Site: http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/
ATIVIDADE 5 - Produção textual
- Navegar na internet, procurando informações sobre o bioma MANGUE. Pedir que os alunos façam uma pesquisa utilizando palavras-chave como: MANGUE, MANGUEZAL, BIOMAS, etc.;
- Pedir que eles leiam tudo com muita atenção e depois para produzir um texto(coletivo) expositivo de tudo que eles aprenderam. Você poderá ser o escriba.
- Divida os alunos em grupo e peça que construam cartazes sobre o que aprenderam. Oriente-os a planejarem o que vão fazer antes de realizarem a atividade. Lembre aos alunos que o trabalho em grupo requer saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas para poderem decidir, em conjunto, o que irão fazer.
- Chegou o dia mais esperado por todos: A visitação ao mangue. Professor, no dia anterior ao passeio, converse com os alunos sobre esse momento, é bom que eles se sintam seguros e estimulados. Faça perguntas do tipo: Alguém aqui já foi ao mangue? Como será essa visita? Será que vamos encontrar caranguejos? Será que o mangue da nossa cidade está poluído?
Atenção professor! A visita ao mangue deverá ser comunicada com antecedência aos pais. Observe e liste alguns itens que serão necessários para que as crianças levem consigo durante o passeio. Exemplo: Garrafa com água, chapéu, boné. Todos deverão estar calçados com tênis!
- Levar os alunos para visitar o mangue e registrar através de fotos, tudo que eles viram de interessante por lá!
- Na culminância do projeto, convide aos pais e toda a escola, para visitarem a exposição dos trabalhos realizados e assistirem a uma apresentação (slides) de tudo que aconteceu durante todo trabalho realizado na escola como também no momento da visita ao mangue.
BOM TRABALHO PROFESSOR!
Recursos Complementares
- Poema: O MAR
Zum-Zum-Zum, e Outras Poesias, de Lalau e Laura Beatriz. Companhia das Letrinhas.
- Cantiga de roda - CARANGUEJO NÃO É PEIXE
http://letras.mus.br/cantigas-populares/1483143/
- História em quadrinhos - Menino Caranguejo Manguezal
http://issuu.com/crabboycomics/docs/manguezal
- Tirinhas (sugestão para trabalhar atividades (produções)
http://www.meninocaranguejo.com
-Vídeo - CARANGA - Do outro lado do manguezal (curta)
http://www.caranguejo.org.br/caranga-do-outro-lado-do-manguezal/
- Sites pesquisa
www.escolakids.com/manguezal.htm
http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm
www.wikipedia.org/wiki/Manguezal
www.youtube.com/watch?v=yrmWIzDWNhE
http://www.youtube.com/watch?v=2dcSrxtVJ6Q&feature=related
www.alunosonline.com.br/geografia/manguezal.
http://www.youtube.com/watch?v=ZpD1KxLv8Zo&feature=related
- Site busca
www.google.com.br
OUTROS RECURSOS
- Cartazes
- Micro system
- CD
- DVD
- Vídeo
- Televisão
- Máquina fotográfica
- Data Show
- PC (Laboratório de informática)
- Internet
- Tinta guache
- Hidrocor
- Chamex
- Cola
- Canudo
- Embalagem usada (isopor) lanche
- Bola pequena de isopor
- palito de churrasco
- Giz
Avaliação
A avaliação será processual e contínua,
deverá ser realizada em todas as etapas do projeto envolvendo a
observação, participação, realização de atividades, interesse dos alunos
e análise reflexiva constante das tarefas desenvolvidas em sala de aula
para que assim o professor possa perceber os avanços , necessidades e
dificuldades dos alunos e fazer as intervenções necessárias.
Um comentário:
Olá Pró Eliana Matias.
Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa e apresentação sobre os Manguezais. Naturalmente levo ao seu conhecimento que trabalhamos a educação ambiental em áreas de manguezais e utilizamos muito suas experiências didáticas para levar mais conhecimentos aos estudantes secundários aqui mna Ilha de Itaparica Bahia - Brasil.
Um grande abraço
Almir Requião
Turismólogo
Educomunicador Ambiental
Postar um comentário