Belém- Pará- Brasil

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Deficiência Intelectual e Um Plano de Aula

Deficiência Intelectual e Um Plano de Aula

DM
Menino com Síndrome de Down
As pessoas com deficiência intelectual, são aquelas que se diferem por: suas características mentais, suas capacidades sensoriais, suas características neuromotoras ou físicas, seu comportamento social, suas capacidades de comunicação e suas deficiências. Essas diferenças devem ser notadas a ponto de demandar uma modificação nas práticas pedagógicas para possibilitar o desenvolvimento do sujeito, potencializando suas capacidades.
Caracterização:
Deficientes intelectuais  leves
Aprendizagem lenta;
Capacidade de dominar habilidades acadêmicas básicas;
Capacidade de adaptação social e pessoa;
Capacidade de freqüentar escola comum em classes especiail ou regular.
Deficientes intelectuais  Moderados
Atraso significativo na aprendizagem;
Distúrbios psicomotores visíveis;
Adaptação a programas sistematizados;
Capacidade de formar hábitos higiênicos de rotina;
Capacidade de ajustamento satisfatório em relação à família, à escola e à comunidade.
Deficientes intelectuais  Severos
Acentuado prejuízo na comunicação;
Acentuado prejuízo na mobilidade;
Alcance de resultados no trabalho condicionado e repetitivo, com supervisão e ajuda constantes.
Deficientes intelectuais  Profundos
Dependência completa;
Limitações extremamente acentuadas na aprendizagem.

A pessoa portadora de deficiência mental é um indivíduo que pode:
Ser alfabetizada, embora possua um grau de inteligência abaixo da média. Por isso deve seguir um programa curricular adaptado as sua condições pessoais;
Ajustar-se socialmente;
Realizar tarefas simples e algumas até mais complexas;
Praticar atividades psicomotoras, com certo grau de desempenho e até participar de atividades esportivas, se estas estiverem adaptadas aos seus níveis e limitações.

Tipos de defasagens

Psicomotoras
Lentidão na marcha;
Gestos e posturas inadequados;
Deficiência na coordenação de movimentos globais e finos;
Distúrbios de equilíbrio;
Distúrbios na relação espaço - temporal;
Deficiência ventilatória - funcional.
Afetivos-Sociais
Baixa resposta frente a eventos sociais;
Desconhecimento das limitações e possibilidades;
Desajuste em atividades em grandes grupos;
Demonstração de reações emocionais ao ser solicitado individuais ou em grupo.
Cognitivas
Atenção dirigida limitada;
Limitações de aprendizagem espontânea;
Memória falha nas questões espaciais e temporais;
Lentidão para aquisição de fala;
Distúrbios na aquisição de imagem corporal.
Conceitos Fundamentais para a intervenção :
Normalização
Implica garantir vida a mais normal possível para a pessoa portadora de deficiência, proporcionando-lhe  oportunidades humanas, que não se distanciem de sua realidade, possibilitando-lhe condições de estar mais pronto para o exercício da vida diária. Implica tratamento normal, que não significa desconhecimento de suas limitações e impedimentos, proporcionados pela deficiência.
Integração
Significa igualdade de oportunidade, de poder tomar partes nas mesmas oportunidades oferecidas por sua comunidade e que venham a oferecer seu desenvolvimento e aprendizado.

Individualização
Significa o exercício do conhecimento particular de cada indivíduo, garantindo-lhe melhores condições para adaptar-se ao grupos, que se constituiem da sua escola, da sua comunidade, etc. Cada pessoa necessita de uma solução individual, embora isso não represente atendimento individual, mas sim garantir-lhe condições de aprendizado compatíveis com sua individualidade.

Relacionamento :
A insegurança em lidar com PDM´s denota mais um aspecto de desinformação, do que de ocorrência de dificuldades nas relações com elas.

Perfil do Professor
O professor deve ser:
- Seguro; Estimulador; Versátil; Persiste, Comunicativo e Paciente.
O professor deve ter:
-  Rapidez de raciocínio, bom senso, atenção, auto-domínio, resistência à rotina e capacidade de observação
Diretrizes para Exercícios:
Passar a informação do exercício de modo que possa ser assimilada com facilidade
Incluir estratégias para evitar distrações e promover motivação
Promover aprendizado de tarefas simples e progredir para complexas
Realizar repetição do ato constantemente - Princípio da aprendizagem motora
Ao mudar a tarefa sempre parta de algo de base já aprendido
Busque sempre conhecimentos a cerca da patologia, conheça seu aluno, oriente os pais ou cuidadores, realize seu trabalho de forma consciente e com amor.

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