Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
· Inserir alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos na linguagem das tecnologias da informação e comunicação;
· Envolver os alunos ao uso do computador para desenvolver a leitura e a escrita;
· Descobrir a importância do computador como meio de aprendizagem;
· Compreender a tecnologia como uma ferramenta que proporciona novas formas de apropriação do conhecimento.
Duração das atividades
Um bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
· · O professor inicia as atividades promovendo um debate sobre as diversas exclusões observadas na sociedade: exclusão social, sexual, racial, portadores de deficiências;
· Após a discussão instigar os alunos se na comunidade onde vivem observam alguma forma de inclusão;
· Falar sobre a importância da leitura, da escrita e do conhecimento tecnológico no mundo atual para o exercício da cidadania e para a inserção no meio social e para o mercado de trabalho;
· Instigar os alunos sobre a importância do conhecimento digital no mundo do trabalho: - Vocês acreditam que para conseguir emprego é mais fácil para as pessoas que dominam a leitura, a escrita e matemática?
· O conhecimento nas novas tecnologias influencia para uma melhor interação na sociedade?
· Após os questionamentos o professor entrega a cada aluno (a) uma folha de papel e propõe que cada um escreva uma palavra, qualquer palavra, essa atividade terá continuidade na aula seguinte como dinâmica de socialização dos conhecimentos.
Estratégias e recursos da aula
As aulas serão organizadas de forma a atender as necessidades dos alunos, tanto de aprendizagem quanto de disponibilidade de tempo; Aula expositiva;
- Através de oficinas desenvolvidas em sala de aula fazendo uso de ferramentas tecnológicas: computador, projetor de multimídia e câmera fotográfica;
- Uso de vídeos com depoimentos de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos;
- Registros através de filmagens e fotos.
- A partir das palavras escritas pelos alunos na aula anterior, o professor iniciará a aula, apresentando todas as palavras no quadro sem identificar o autor. Será feita uma breve discussão acerca do significado de cada uma, o professor fará as intervenções de acordo com o entendimento e dúvidas dos estudantes, apresentando ao final o objetivo da dinâmica: mostrar que somos capazes de realizar qualquer atividade independente do grau de dificuldade é nós que determinamos o que queremos ser, basta acreditar no nosso potencial;
- Após as discussões será apresentado um vídeo sobre alfabetização de adultos “Programa Mais Você – por Ana Maria Braga (Rede Globo)”, seguida do ponto de vista de cada aluno (a);
- Apresentação um de vídeo motivacional reflexivo complementando as discussões anteriores.
- Apresentação das ferramentas tecnológicas que servirá de subsídios para as aulas práticas: computador e câmera digital;
- Em duplas o professor solicita que os alunos observem o computador, ligar/desligar, observar o teclado, parte primordial para iniciação às atividades de alfabetização;
- Apresentação de um vídeo “Entrevista com Emília Ferreiro” onde é apresentada a importância de uma metodologia inovadora para a valorização da aprendizagem dos alunos da EJA;
- Breve discussão sobre o vídeo;
- Atividade fazendo uso do computador; o professor sugere que os alunos tentem escrever palavras que já conhecem; Essa prática possibilita desenvolver a coordenação motora dos alunos.
- O professor solicita aos alunos ligar o computador, manusear o mouse;
- O professor abre o Word e solicita aos alunos que tentem digitar o próprio nome em seguida a professora dita algumas palavras para os alunos digitarem.
Recursos Complementares
o Computador
o Textos
o Máquina fotográfica
o Projetor de Multimídia
o Vídeos
o Revistas
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do processo, o professor deverá
observar se os alunos e as alunas conseguem dominar a ferramenta sem
medo de usar, conscientizando-se que é importante e necessária a
inclusão digital.
No processo de desenvolvimento das oficinas foi possível observar dois campos:
Campo positivo: na aplicação e execução do projeto observou-se a
satisfação dos educandos com a proposta de trabalho, o entusiasmo para
fazer uso do computador, o que proporcionou refletirem sobre a
importância e a necessidade da aquisição de novos conhecimentos, novas
formas de aprender a ler e escrever, novas habilidades e atitudes diante
de uma nova ferramenta de ensino capaz de possibilitar uma aprendizagem
significativa e de forma prazerosa.
Campo negativo: quanto ao uso do computador, encontramos algumas
dificuldades na apropriação de tal veículo de conhecimento, tais como o
fato de a escola não dispor de um laboratório de informática. Dessa
forma, as atividades foram executadas apenas com dois computadores de
propriedade dos professores, uma motivação para que os educandos
participassem de fato da proposta de trabalho.
Contudo existe um esforço por parte dos professores em desenvolver e
executar projetos pedagógicos que possibilite uma nova visão aos alunos
da educação de jovens e adultos, permitindo que eles sejam capazes de
usar com racionalidade a tecnologia, voltando-a a seu favor,
considerando que na EJA as possibilidades de aproveitar as experiências
daqueles que tem uma história de vida é fundamental para o pleno
desenvolvimento de sua cidadania.
Os jovens e adultos quando entram na educação formal, tem certas
prioridades e urgências em aprender e fortalecer os conhecimentos
prévios. Observa-se a necessidade de utilizar recursos que acelere seu
aprendizado de maneira que os alunos adultos sintam-se motivados e não
desanimem no processo, mas perceba que seu objetivo está sendo atingido
rápido e continuamente.
É importante despertar a consciência crítica/reflexiva desses alunos
enquanto agentes de transformação social, assumindo a percepção de
mudança do mundo, partindo para a prática consciente de seu papel no
meio social (FREIRE, 1997). Considera-se, que a utilização do computador
como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita
é uma excelente estratégia para garantir a permanência do aluno na
escola e possibilitar uma aprendizagem prazerosa e significativa.
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