PLANO DE AULA Alfabetização com inclusão de crianças com surdez
2 JUSTIFICATIVA Visando atender crianças em fase de alfabetização, o plano apresentado inclui atividades que atendem crianças surdas e ouvintes num único material. Dispomos da tecnologia como uma ferramenta importante no processo educacional, pois, atende as diferentes necessidades. Neste plano nos atentaremos ao nível pré-silábico, este, apresentado pela Psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro.
3 Público Alvo: Crianças em fase de alfabetização.
4 OBJETIVOS - Respeitar o nível de alfabetização de cada criança. -Promover a alfabetização de forma lúdica e significativa. -Incluir sem excluir – Utilizar o mesmo material para todos os alunos. -Proporcionar um ambiente alfabetizador com ações educativas e inclusivas.
5 COMPONENTES CURRICULARES Alfabetização: nível pré-silábico
6 DURAÇÃO: 1 Aula de 50 minutos
7 Metodologia Procuraremos proporcionar aos alunos uma aula expositiva, dinâmica e interativa utilizando ferramentas de aprendizagem digitais.
8 Descrição das atividades Nos primeiros momentos das aulas apresentaremos dois objetos de aprendizagem ( Viagem Espacial Libras e ABC) para fazer com que as crianças interajam com as ferramentas pedagógicas aprimorando seu processo de aprendizagem.
9 Após se familiarizarem e explorarem os softwares, os alunos serão convidados a registrarem por meio de desenho a experiência de aprendizagem; Os momentos finais da aula serão utilizados para levantar com os alunos pontos positivos e pontos negativos das aulas para isso serão discutidas as seguintes questões:
11 Recursos pedagógicos e materiais Para desenvolver essa aula utilizaremos como recursos pedagógicos o software educacional Viagem Espacial Libras e ABC (Animações e simulações) disponibilizados no site: objetos educacionais2.mec.gov.br internet, computador, sulfite, lápis e borracha. Lembramos que a atividade será realizada na sala de informática.
12 Critérios de avaliação Para avaliar utilizaremos como critérios o envolvimento e interação dos alunos referente as atividades propostas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário