Belém- Pará- Brasil

terça-feira, 30 de abril de 2013

Análise das escritas das crianças

Análise das escritas das crianças
<i>Eu sei todas as letras</i> Fotos Raoni Maddalena

"Eu sei todas as letras" As grafias das fichas do rato explicitam que o aluno sabe as letras necessárias para escrever o nome do bicho, mesmo não usando todas de uma vez. Ele registra ATO e depois RTO, ou seja, ora escreve a vogal (A), ora a consoante (R) da primeira sílaba. O mesmo ocorre nas fichas do sapo: o estudante primeiro grafa APO e depois SAO. Para a primeira sílaba, usa A e depois SA. Ele também varia a composição da segunda com PO e O. Ambos os casos são exemplos claros de alternância grafofônica.
<i>Onde uso essa letra?</i> Fotos Raoni Maddalena

"Onde uso essa letra?" Os registros das fichas da zebra revelam que o aluno escolhe usar uma letra para cada sílaba (Z e A). Depois, nota que existe outra (B), que também é importante para escrever a palavra. Porém ele não sabe exatamente onde colocá-la. Esse é um caso de escrita de desordem com pertinência, tal como ocorre nas cartas da girafa. Inicialmente, a criança opta por escrever IAA, revelando que usa uma letra para cada sílaba. Depois de pronunciar o termo em voz alta algumas vezes, descobre o F e acrescenta a letra por último.
<i>O lugar da letra é aqui</i> Fotos Raoni Maddalena

"O lugar da letra é aqui" Nas fichas do tatu, é possível observar que no primeiro momento o estudante escolhe uma letra para escrever cada sílaba (A e U). Em seguida, para preencher a segunda carta, ele acrescenta o T para complementar a primeira sílaba, deixando a segunda somente com a letra U - o que indica uma escrita silábica. Já nas fichas do galo, a criança grafa AOL inicialmente, compondo a segunda sílaba com letras pertinentes (O e L), porém em desordem, e em seguida a escreve de modo ordenado (ALO).

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