Análise das escritas das crianças
"Eu sei todas as letras"
As grafias das fichas do rato explicitam que o aluno sabe as letras
necessárias para escrever o nome do bicho, mesmo não usando todas de uma
vez. Ele registra ATO e depois RTO, ou seja, ora escreve a vogal (A),
ora a consoante (R) da primeira sílaba. O mesmo ocorre nas fichas do
sapo: o estudante primeiro grafa APO e depois SAO. Para a primeira
sílaba, usa A e depois SA. Ele também varia a composição da segunda com
PO e O. Ambos os casos são exemplos claros de alternância grafofônica.
"Onde uso essa letra?"
Os registros das fichas da zebra revelam que o aluno escolhe usar uma
letra para cada sílaba (Z e A). Depois, nota que existe outra (B), que
também é importante para escrever a palavra. Porém ele não sabe
exatamente onde colocá-la. Esse é um caso de escrita de desordem com
pertinência, tal como ocorre nas cartas da girafa. Inicialmente, a
criança opta por escrever IAA, revelando que usa uma letra para cada
sílaba. Depois de pronunciar o termo em voz alta algumas vezes, descobre
o F e acrescenta a letra por último.
"O lugar da letra é aqui"
Nas fichas do tatu, é possível observar que no primeiro momento o
estudante escolhe uma letra para escrever cada sílaba (A e U). Em
seguida, para preencher a segunda carta, ele acrescenta o T para
complementar a primeira sílaba, deixando a segunda somente com a letra U
- o que indica uma escrita silábica. Já nas fichas do galo, a criança
grafa AOL inicialmente, compondo a segunda sílaba com letras pertinentes
(O e L), porém em desordem, e em seguida a escreve de modo ordenado (ALO).
Nenhum comentário:
Postar um comentário