Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Trabalhar com materiais alternativos utilizando o corpo como elemento de conhecimento;
Desenvolver noções de ritmos e velocidades utilizando folhas de jornais;
Trabalhar em grupo dividindo tarefas buscando otimizar as atividades e a socialização.
Desenvolver noções de ritmos e velocidades utilizando folhas de jornais;
Trabalhar em grupo dividindo tarefas buscando otimizar as atividades e a socialização.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos específicos para esta aula.
Estratégias e recursos da aula
Caro Professor, nesta aula utilizaremos como material
educacional a folha de jornal. Esse material, embora de fácil acesso, é
pouco utilizado na escola, nos momentos de lazer e tempo livre das
crianças. Nossa proposta é apresentar um conjunto de atividades que
permita a(o) professor(a) trabalhar conceitos de reciclagem e
preservação ambiental.
O link a seguir nos apresenta um interessante recurso educacional.
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/4/115.pdf
Professor, cada aluno receberá uma folha de jornal. O aluno deverá
apoiar a folha de jornal na parte anterior do tronco (barriga/peito) e
correr pelo espaço delimitado pelo professor sem deixar a folha cair no
chão. É importante ressaltar que os alunos não devem utilizar nenhum
tipo de recurso, tais como: segurar o jornal com as mãos, ou prendê-lo
embaixo do braço para não deixar o jornal cair.
Na sequência, caberá a(o) professor(a) estimular os alunos que outras partes do corpo podem ser usadas nesta atividade e, que os alunos proponham outras alternativas para vivenciarem a atividade.
Finalize a brincadeira quando todas as bolas de jornal estiverem no lixo.
O link a seguir nos apresenta um interessante recurso educacional.
http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/5mostra/4/115.pdf
ATIVIDADE 1 - CORRENDO COM FOLHAS DE JORNAIS.
Na sequência, caberá a(o) professor(a) estimular os alunos que outras partes do corpo podem ser usadas nesta atividade e, que os alunos proponham outras alternativas para vivenciarem a atividade.
ATIVIDADE 2 - O TAPETE DE JORNAL
Caro Professor, divida a turma em 2 grupos. Cada grupo deverá
construir 2 (dois) tapetes de jornal, colando as bordas dos jornais umas
nas outras, seja com cola plástica atóxica ou fita adesiva atóxica. É
importante ressaltar que TODOS do grupo devem caber em cima do tapete de
jornal. Com os tapetes prontos, o professor proporá uma corrida de
tapetes, que se dará da seguinte forma: os alunos se posicionarão em
cima de um dos tapetes do grupo e posicionarão o outro na frente deles.
Passarão para o próximo SEM PISAR FORA DO TAPETE. Como não tem um
terceiro tapete para prosseguir, deverão pegar o tapete que ficou para
trás, passar para frente e, assim, sucessivamente, prosseguindo o
caminho até a linha de de chegada da corrida.
ATIVIDADE 3 - JOGANDO BASQUETE COM BOLA DE JORNAL
Professor, nesta parte da aula a turma deverá promover um basquete
de bolas de jornal. Peça aos alunos que rasguem os tapetes do seu grupo e
façam bolas de jornal. Separe duas cestas de lixo ( limpas) para
servirem de cestas para o basquete. A partir de uma distância estipulada
pelo professor, cada aluno deverá arremessar uma bola de jornal na
cesta de lixo. Organize duas ou mais colunas para esta atividade,
proporcionando que os alunos vivenciem a atividade realizando muitos
arremessos.Finalize a brincadeira quando todas as bolas de jornal estiverem no lixo.
FINALIZANDO A AULA
Professor, ao final da aula reuna a turma em um círculo e discuta
com eles as atividades desenvolvidas e, de como interagiram com o
material alternativo proposto (jornal).Recursos Complementares
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem_de_papel
Leia o artigo:
A importância do jogo, utilizando materiais alternativos -
http://www.efdeportes.com/efd134/a-importancia-do-jogo.htm
Leia o artigo:
A importância do jogo, utilizando materiais alternativos -
http://www.efdeportes.com/efd134/a-importancia-do-jogo.htm
Avaliação
Professor, avalie junto com os alunos, a participação da
turma nas atividades. Questione-os em relação a algumas variações nas
atividades propostas; pergunte-lhes se costumam utilizar o jornal em
suas brincadeiras e, se utilizam, de que forma; questione-os como é
realizado o descarte de jornais em suas casas; peça que definam o termo
RECICLAGEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário