Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-Aprender a ouvir o outro, estabelecendo relações criança/criança e criança/professor;
-Desenvolver a linguagem oral;
-Ampliar as possibilidades de aprendizagem artística;
-Ampliar sua capacidade imaginativa e criadora; e
-Interagir com as crianças do grupo.
Duração das atividades
A aula será composta por três momentos de 40 minutos cada um
(sugerimos esta aula para crianças de quatro a seis anos de idade).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É interessante que o aluno já tenha participado de rodas de conversas.
Estratégias e recursos da aula
1º Momento - Conversa na roda
Recursos -Tapete ou almofadas.
2º Momento- Pintando na posição Vertical.
Recursos - Papel sulfite ou cartolina, tinta guache, tampinhas, pincel, paninhos, água, fita adesiva, parede da escola.
Pintando na vertical
Grupo de crianças de cinco anos de idade
3º Momento - Envolvendo as crianças na organização de uma exposição para dar um novo visual nos espaços da escola.
Recursos -Tapete ou almofadas.
O professor convida as crianças para se sentarem em uma
roda e conversarem sobre o que fizeram nas férias. Sugerimos organizar
este momento em um local aconchegante, que não precisa, necessariamente,
ser a sala de aula. Cada criança terá a oportunidade de falar alguma
coisa que vivenciou nas férias.
O professor poderá realizar perguntas para ajudar as
crianças a recordarem de situações vivenciadas e estimulá-las a falar,
como por exemplo: o que fizeram nas férias? De que brincaram? Com quem
ou como brincaram? Passearam ou visitaram amigos ou parentes? E, onde
eles moram? Como se deslocaram: caminhando, de ônibus, de barco, de
bicicleta ou de avião?
Na roda de conversa, o professor deve estar sempre
atento às crianças mais tímidas, que necessitam ser encorajadas a falar e
a serem ouvidas, garantindo-lhes a liberdade de expressão.
Grupo de crianças de cinco anos de idade
Recursos - Papel sulfite ou cartolina, tinta guache, tampinhas, pincel, paninhos, água, fita adesiva, parede da escola.
Após a conversa na roda, o professor convida o grupo de
crianças a se dirigir a uma área externa da escola, próxima a uma parede
na qual seja possível fixar o papel para pintar. O professor convida
as crianças para pintarem no papel o que falaram na roda a respeito das
férias.
É importante proporcionar espaço físico variado para a
criança pintar ou desenhar e encaminhar situações de pintura em
diferentes posições: em pé, sentado ou deitado. Neste caso, sugerimos
folhas de papel grandes, colocadas na parede, à altura das crianças,
para que elas possam pintar em pé. A escolha do professor de colocar o
papel na posição vertical, isto é, colado na parede, proporciona à
criança movimentos corporais diferentes e uma forma diferente de olhar o
que está sendo feito.
Durante a atividade, o professor atende às diferenças
individuais, estimula a criança a escolher o seu espaço e o papel na
parede, as cores e o pincel. Para esta atividade, sugerimos uma folha de
papel para cada criança e tinta guache distribuída em pequenas
tampinhas. É importante possibilitar às crianças as trocas e exploração
de novas cores. O professor pode aproveitar o momento para fazer
perguntas sobre as cores, identificando-as ou solicitando que as
crianças identifiquem as diferentes cores.
Pintando na vertical
Grupo de crianças de cinco anos de idade
3º Momento - Envolvendo as crianças na organização de uma exposição para dar um novo visual nos espaços da escola.
Recursos- Fita adesiva, pinturas das crianças, local para expor os trabalhos.
O próximo encaminhamento é conversar com as crianças
sobre as suas produções e propor a exposição destas. Para isso, o
professor precisa antes ter identificado os espaços adequados para expor
os trabalhos. Além disso, é importante o professor atentar na escolha
cuidadosa do local para a exposição dos trabalhos das crianças de forma a
garantir o cuidado para não danifica-los e o destaque de cada um. Esse
cuidado é uma demonstração da valorização da produção das crianças por
parte do professor.
O material poderá ser exposto na sala de aula ou em
outro espaço da instituição destinado às produções. Neste momento, o
professor promove um diálogo com as crianças, destacando e valorizando
as diferentes formas de expressão, bem como permitindo a cada uma das
crianças não só apresentar e falar sobre a sua própria produção, como
sobre a dos colegas. No entanto, como encontramos, no dia-a-dia,
crianças que, após terminarem sua representação, preferem não falar
sobre a sua experiência, isso precisa ser respeitado, embora seja também
importante incentivá-las a se expressar.
Ao trabalhar com pintura, desenho e outras formas de
expressão, é de suma importância que o professor tenha em mente que: “Em
nosso trabalho registraremos uma visão processual e orgânica do
desenvolvimento gráfico da criança. Este é cheio de idas e vindas, não
ocorrendo linear e ascendentemente, principalmente por se tratar de
processo”. (DERDYK, 1989, p. 21)
Recursos Complementares
Sugestão de livros para o professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22018
Avaliação
Esta avaliação deve ter como objetivo
principal perceber se as crianças estão conseguindo se inserir no grupo e
na escola, assim como coletar dados sobre seus interesses e
necessidades, para poder pensar o planejamento das próximas aulas e
projetos futuros de trabalho com o grupo. Nesse sentido, é importante
que o professor fique atento a questões como as seguintes: As crianças
conseguiram falar de suas férias? Conseguiram detalhar vivências? Foi
possível ter uma ideia inicial de como está a linguagem oral das
crianças? O espaço, no qual ocorreu a conversa, ajudou na concentração
do grupo? Como está o tempo de concentração das crianças? Como as elas
interagiram com o material oferecido? Conseguiram explorar? Há crianças
no grupo que não se sentiram à vontade para falar, ou para
expressarem-se por meio da pintura? Como as crianças lidam umas com as
outras: demonstram respeito, conseguem ouvir, conseguem falar
sucintamente etc.?
Enfim, o professor deve elencar aspectos importantes para
conhecer o grupo e ter subsídios para o trabalho de ampliação dos
conhecimentos das crianças e que proporcione aprendizagem e
desenvolvimento ao longo do ano.
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