INTRODUÇÃO
A Pedagogia é a ciência que tem
prática social da educação como objeto de investigação e de exercício do
profissional no qual se inclui a docência e outras atividades de educar.
O presente trabalho
pretende enfocar algumas questões acerca da Pedagogia Empresarial, discutindo a
nova configuração empresarial pegando o enfoque do Pedagogo no novo campo de
trabalho. Diante de alguns processos de mudança organizacional baseados em modelo
de gestão onde resultado é igual a oportunidade ao que enfoca novamente na
educação, pois, um funcionário interessado em aprender visa sempre crescer e é
isso que as empresas têm buscado, funcionários motivados. Optou-se por uma
perspectiva que busque entender a ausência dos pedagogos dentro das empresas ou
até mesmo a troca de profissões atuando na função de recursos humanos, ocupando
o cargo que seria dos pedagogos por direito. Esse fenômeno está sempre em um
muro de silêncio, pois, ainda não se sabe ao certo se são as empresas que não
andam atualizadas ou que querem enxergar o quanto será produtivo ter um
pedagogo dentro da empresa, visto que a empresa também é um espaço educativo
para o crescimento dos funcionários e da própria empresa, e é exatamente esta
investigação que se pretende realizar e espera-se encontrar respostas para
esses argumentos. Trata-se de um trabalho que além das investigações
relacionado ao problema, procura defender e mostrar o vasto campo que um
pedagogo pode atuar hoje, desde que esteja formada criticamente onde sua
principal missão é formar o indivíduo desenvolvendo suas potencialidades e
fazendo com que ele descubra os seus caminhos.
O presente projeto vem
trazer a importância do Pedagogo dentro de uma empresa.
1- JUSTIFICATIVA
De acordo com a legislação
educacional vigente, a resolução nº 01 de maio de 2006, o Estágio
Supervisionado IV, é uma disciplina da grade curricular obrigatória e
fundamental na formação do pedagogo para que o mesmo tenha a oportunidade de
observar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O Estágio Supervisionado IV
se faz parte integrante do Curso de Licenciatura Plana em Pedagogia, licenciado
pela Universidade Vale do Acaraú, será realizado em um ambiente não escolar
visando mostrar o trabalho e as atividades desenvolvidas, analisadas e
aplicadas de acordo com a necessidade do RH da empresa, onde se considera as
relações humanas como multiplicadora de desenvolvimento profissional.
O Estágio Supervisionado IV
será dividido da seguinte forma:
6º semestre: 60 horas em
ambientes não escolares.
Sendo que 20 horas da carga
horária para encontros presenciais que acontecerão no Núcleo UVA – Chaco, com o
intuito de se planejar as ações, construir o projeto para o estágio, orientação
e elaboração do relatório de estágio, e 40 horas para a observação,
investigação e participação das atividades no campo de estágio.
2- OBJETIVO GERAL
Observar na empresa como se
dá as atividades do pedagogo e como o mesmo planeja e desenvolve as relações
humanas e interpessoais e o método que utiliza para atender a missão da
empresa.
2.1-OBJETIVOS
ESPECIFICOS
- Pesquisar a filosofia que embasa a organização da empresa.
- Observar as atividades que envolvem a organização da empresa, considerando os recursos humanos, as relações interpessoais, o planejamento das atividades, a metodologia de trabalho e os recursos utilizados para a realização das atividades realizadas pela empresa, observando de que forma os gestores deste aspecto contribui para dinamização das ações as quais as empresas se propõem;
- Observar se o mecanismo de controle do projeto proposto está adequado ao perfil atual do modo de organização gestão de recursos humanos;
- Observar de que forma ocorre a capacitação dos funcionários, bem como os níveis de escolaridade exigidos para o desempenho das diversas funções oferecidas pelo órgão;
- Verificar como a dinâmica de organização da em órgão pode observar o pedagogo nos dias atuais;
- Observar se as atividades propostas pelos gestores do órgão levam em consideração a formação profissional, a qualificação para o trabalho, bem como os aspectos psicossociais das atividades desenvolvidas pelo órgão;
- Observar quais as atividades que tem cunho pedagógico dentro do órgão: ações voltadas para os recursos humanos, elaboração de projetos, dentre outros;
- Analisar a importância do trabalho pedagógico no órgão, considerando a sua dinâmica de trabalho e o seu ramo de atuação;
- Analisar as demonstrações de atitudes e boas maneiras, respeito ao próximo, cooperação e conservação do meio ambiente existente dentro do órgão.
3-
METODOLOGIA
Na realização deste trabalho
em grupo será utilizada uma metodologia investigativa onde estaremos observando
e analisando todas as atividades que um pedagogo desenvolve no órgão,
acompanhando-o desta maneira fora do âmbito escolar, mensurando os pontos mais
relevantes para a construção de um relatório onde serão relatadas todas as
observações em lócus.
4-
CRONOGRAMA
CRONOGRAMA
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||||||
Especificações
de ações
|
Período
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C.H.semanal
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Disponibilidade p/ Realizar o estagia
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C.H do estagio
60h
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Orientação e planejamento
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10h
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10h
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50h
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Preenchimento do perfil
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05h
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05h
|
45h
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Obs. e investicagão, com caráter
investigativo e implementação do projeto.
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20h
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20h
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25h
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Elaboração e execução do projeto
social
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10h
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10h
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15h
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Elaboração do relatório final
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05h
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05h
|
10h
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Encontro
pedag. De culminância e socialização das experiências, entrega dos documentos
de estagio.
|
10h
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05h
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5-
AVALIAÇÃO
Perpassará de forma
gradativa, onde será observado se os objetivos aqui explanados de observação e
participação foram alcançados e de que forma o estágio veio contribuir para o
crescimento profissional.,,,
AUTOR: ELIANA ALVES ano 2009
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