Belém- Pará- Brasil

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Teória Aristotélica e Platonica



De acordo com a teoria Aristotélica, que explicita que a sabedoria consiste em “saber fazer o bem” e o homem que age bem se torna sábio. Conforme esta teoria, o filme “Clube do Imperador” aborda os métodos filosóficos que o professor utilizava com os seus alunos em sala de aula, através das experiências dos educandos, para os mesmos tornarem sujeitos sábios.
Desta forma que:

“Todo homem, seja qual for o seu espaço de pensamento e de ação, torna-se filósofo quando interroga o mundo de uma maneira específica, buscando compreendê-lo a fim de transformá-lo”.
(RIOS, 2005, p. 18)

Para que se possa obter um melhor desempenho do aluno, o professor deve previamente conhecer o aluno e o mundo que ele vive e através do seu conhecimento de mundo, ele possa introduzi-lo na sociedade, ensinado a ética, os valores e a moral.
Mas, conforme o filme, o professor tenta transmitir aos seus alunos sobre a importância do caráter, no entanto, no decorrer da história ele se depara com uma situação de um aluno que não aceitava ser moldado pelos bons costumes, mas mesmo assim, o professor não desistiu de ensiná-lo os valores, como referência dos grandes filósofos. Mas, o caráter não é algo que pode ser implantado no aluno e sim no processo de aprendizagem e princípios que este indivíduo recebeu no início de sua vida.
Segundo as teorias Platônicas “não é possível ou desejável transmitir conhecimentos aos alunos, mas, antes, levá-los a procurar respostas, eles mesmos, a suas inquietações”. Com base nesta teoria, os educadores utilizam esta metodologia para reforçar o aprendizado dos alunos, assim o professor precisa incentivá-los a serem uns questionadores na sociedade e através de sua ânsia o educando precisa procurar livremente o conhecimento e compartilhar suas experiências de mundo.

fonte: Trabalho de filosofia da, Academica do curso de letras Libras da UEPA " Ohana D. M." ( minha filha)

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