De acordo
com a teoria Aristotélica, que explicita que a sabedoria consiste em “saber fazer o bem” e o homem que age
bem se torna sábio. Conforme esta teoria, o filme “Clube do Imperador” aborda
os métodos filosóficos que o professor utilizava com os seus alunos em sala de
aula, através das experiências dos educandos, para os mesmos tornarem sujeitos
sábios.
Desta
forma que:
“Todo
homem, seja qual for o seu espaço de pensamento e de ação, torna-se filósofo
quando interroga o mundo de uma maneira específica, buscando compreendê-lo a
fim de transformá-lo”.
(RIOS,
2005, p. 18)
Para
que se possa obter um melhor desempenho do aluno, o professor deve previamente
conhecer o aluno e o mundo que ele vive e através do seu conhecimento de mundo,
ele possa introduzi-lo na sociedade, ensinado a ética, os valores e a moral.
Mas,
conforme o filme, o professor tenta transmitir aos seus alunos sobre a
importância do caráter, no entanto, no decorrer da história ele se depara com
uma situação de um aluno que não aceitava ser moldado pelos bons costumes, mas
mesmo assim, o professor não desistiu de ensiná-lo os valores, como referência dos
grandes filósofos. Mas, o caráter não é algo que pode ser implantado no aluno e
sim no processo de aprendizagem e princípios que este indivíduo recebeu no
início de sua vida.
Segundo
as teorias Platônicas “não é possível ou desejável transmitir conhecimentos aos
alunos, mas, antes, levá-los a procurar respostas, eles mesmos, a suas
inquietações”. Com base nesta teoria, os educadores utilizam esta metodologia
para reforçar o aprendizado dos alunos, assim o professor precisa incentivá-los
a serem uns questionadores na sociedade e através de sua ânsia o educando
precisa procurar livremente o conhecimento e compartilhar suas experiências de
mundo.
fonte: Trabalho de filosofia da, Academica do curso de letras Libras da UEPA " Ohana D. M." ( minha filha)
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