Belém- Pará- Brasil

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dicas de aulas:O TRANSPORTE URBANO – DILEMAS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Espera-se que através dessa aula o aluno possa:
  • identificar aspectos da dinâmica dos transportes nas grandes cidades do Brasil;
  • discutir a necessidade do planejamento dos transportes para a organização do espaço urbano;
  • propor alternativas de transporte que contribuam para atenuar o “dilema”.
Duração das atividades
5 encontros de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Processo de urbanização brasileira
Estratégias e recursos da aula
ENCONTRO 1
 
Momento 1:
O professor iniciará a abordagem realizando algumas questões que possibilitem a reflexão por parte dos alunos sobre a sua própria realidade. As questões deverão ser respondidas oralmente:
  • De que maneira você se deslocou para chegar até a escola?
  • Haveria a possibilidade de você se deslocar até a escola de outras maneiras? Em caso positivo, quais?
  • Por que você faz a escolha por essa forma de deslocamento, dentre as outras possíveis?
 
 
Momento 2:
Serão exibidos dois vídeos sobre Megacidades: Nova York e São Paulo, ambos com acesso em 04/06/2012. Disponíveis em :
 
Nova York
São Paulo
 
Durante a exibição dos vídeos, os alunos devem estar atentos para a forma como as cidades apresentadas são organizadas, seu número de habitantes, aspectos importantes como: condições ambientais, de moradia, trabalho, alimentação, lazer, transportes, e o que mais acharem importante destacar. Todas as observações devem ser anotadas no caderno.
 
Momento 3:
A partir do que foi apresentado pelos vídeos e das anotações realizadas no caderno, os alunos deverão debater a partir das seguintes questões:
 
A lógica de organização das cidades é sempre a mesma?
De que maneiras isso pode interferir na vida dos habitantes de cada cidade?
 
ENCONTRO 2
 
Momento 1:
Serão entregues aos alunos cópias dos infográficos e do texto abaixo.
 
Na grande cidade, há cidadãos de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrópole toda, até o que, por falta de meios, somente utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. Dessa forma, a rede urbana e o sistema de cidades também têm significados diversos, segundo a posição financeira do indivíduo. Há, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos ali presentes. Em outro, há os pobres de recursos, que são prisioneiros do lugar, isto é, dos preços, da carência local. Para estes a rede urbana é uma realidade pertencente a um sonho insatisfeito. Por isso são cidadãos diminuídos incompletos.
Adaptação extraída de SANTOS, Milton. Espaço do cidadão (1987).
 
 
população residente
Fonte: IBGE.Censo 2010 (Folha de São Paulo,30/04/2011)
 
 
 
A partir da leitura/interpretação do trecho e dos gráficos, os alunos deverão responder no caderno e depois apresentar oralmente as seguintes questões:
a) Considerando aspectos de economia e estrutura de rede urbana, o que o autor do trecho quer dizer com a expressão “cidadãos diminuídos incompletos”?
b) Como a expansão urbana pode contribuir para tal situação?
c) Você percebe tal situação no cotidiano do lugar em que vive? Justifique sua resposta.
 
Momento 2:
Execução da música “Rua da passagem (trânsito)” – Lenine/Arnaldo Antunes
 
 
Os curiosos atrapalham o trânsito
Gentileza é fundamental

Não adianta esquentar a cabeça
Não precisa avançar no sinal

Dando seta pra mudar de pista
Ou pra entrar na transversal

Pisca alerta pra encostar na guia
Para brisa para o temporal

Já buzinou, espere, não insista,
Desencoste o seu do meu metal

Devagar pra contemplar a vista
Menos peso do pé no pedal

Não se deve atropelar um cachorro
Nem qualquer outro animal

Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual

Motoqueiro caminhão pedestre
Carro importado carro nacional

Mas tem que dirigir direito
Para não congestionar o local

Tanto faz você chegar primeiro
O primeiro foi seu ancestral

É melhor você chegar inteiro
Com seu venoso e seu arterial

A cidade é tanto do mendigo
Quanto do policial

Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual

Travesti trabalhador turista
Solitário família casal

Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual

Sem ter medo de andar na rua
Porque a rua é o seu quintal

Todo mundo tem direito à vida
Todo mundo tem direito igual

Boa noite, tudo bem, bom dia,
Gentileza é fundamental

Pisca alerta pra encostar na guia
Com licença, obrigado, até logo, tiau.

 
A música trata de um grande problema dos grandes centros urbanos. A partir do que os autores apresentam na canção, os alunos receberão a figura abaixo impressa e deverão debater oralmente sobre as seguintes questões:
 
Revista Atenção
 
a) Qual é o grande dilema apresentado pela figura e pela música?
b) Você conhece, já passou por situações como essas?
 
 
Como tarefa, os alunos deverão se organizar em grupos, e preparar uma pesquisa que tenha como principal temática o trânsito do lugar onde vivem. Para tanto, cada grupo deverá escolher o trajeto que um dos colegas faz de casa até a escola (preferencialmente, urbano). A partir da escolha, os membros do mesmo grupo deverão realizar vários deslocamentos por tal trajeto juntos, em horários diferentes e utilizando formas de deslocamento diferentes e viáveis (ônibus, carro, metrô, trem, bicicleta, barco, a pé...). Durante os deslocamentos, os membros deverão registrar tudo com fotos e/ou vídeos, além de registros escritos a partir do que perceberem e acharem importante. Alguns aspectos podem ser sugeridos, tais como:
  • Tempo de deslocamento
  • Acessibilidade
  • Integração a outros meios de transporte
  • Número de pessoas que utilizam o meio de transporte
  • Facilidades / dificuldades encontradas
  • Custo
  • Aspectos ambientais
  • Outros que julgarem necessários
 
Todo o material deverá ainda ter como suporte alguns referenciais teóricos e material de apoio. Seguem algumas sugestões abaixo:
CALVINO, Ítalo. Marcovaldo ou as estações na cidade. São Paulo: Companhia das Letras.
RODRIGUES. Rosicler Martins Rodrigues. São Paulo: Moderna.
 
Cidades@ - IBGE
 
Profissão Repórter - Trânsito em destaque
 
Profissão Repórter - Direção perigosa
 
Profissão Repórter - a hora do rush
 
(todos os links com acesso em 04/06/2012).
  
Os alunos deverão preparar uma apresentação de forma de seminário para apresentar os achados de sua pesquisa em sala de aula, no último encontro.
 
 
ENCONTRO 3
 
Para a realização desse encontro, todos os momentos deverão ocorrer em um ambiente informatizado, como um infocentro ou sala de informática.
 
Momento 1:
Considerando que seja a maior metrópole da América Latina, tomaremos para estudo o caso da cidade de São Paulo. Para tanto, será exibido o documentário O futuro do trânsito em São Paulo, disponível em (acesso em 04/06/2012).
 
 
Momento 2:
Após a exibição do vídeo, o professor deverá orientar os alunos na localização da mancha urbana da cidade de São Paulo.
Utilizando a ferramenta Google Earth (disponível em http://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/index.html, acesso em 30/04/2012), os alunos deverão localizar a cidade de São Paulo (SP) em toda a sua extensão. Este software é disponibilizado gratuitamente, e possibilita ao usuário obter informações geográficas de qualquer parte do mundo com recursos aprimorados e imagens impressionantes.
Os alunos deverão ainda ser orientados na utilização de ferramentas e dispositivos do aplicativo, como zoom, imagens em 3D, inserir e retirar as construções. O mais importante desse momento é que identifiquem, através das imagens de satélite, os principais aspectos que compõem a mancha urbana e as vias de transporte da cidade.
Google Earth
 
Momento 3:
Com base no que foi apresentado pelo vídeo e nas análises das imagens no aplicativo, os alunos receberão cópias impressas com o infográfico a seguir. Trata-se de uma pesquisa implementada pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos) que procura compreender a avaliação que os usuários da cidade de São Paulo fazem do sistema de transportes. Os alunos deverão debater sobre a seguinte questão:
 
 O que justifica a insatisfação da população?
 
 
ANTP
 
ENCONTRO 4
 
Momento 1:
Será entregue aos alunos material impresso com os dois textos a seguir.
 
Vinte e sete dias por ano preso em um congestionamento? Pois esta é a média de dias que a população da cidade de São Paulo perde por ano em congestionamentos diários de 2 horas e 42 minutos. O tema não sai dos noticiários, nem das rodas de conversas entre paulistanos. E, assim, constitui-se uma espécie de percepção pública da crise de mobilidade na cidade como “problema de trânsito”. Será? A ideia de que nosso problema principal é o “congestionamento” oculta diferenças significativas nas dimensões e significados políticos da crise. Quero crer que nossa crise principal não é de trânsito, e sim do sistema geral de mobilidade da cidade, o que inclui o transporte coletivo e os chamados modos não motorizados, como os deslocamentos a pé e por bicicleta.

Sendo assim, não por acaso o tema da mobilidade se apresenta como “congestionamento”: esta visão expressa a captura da política de circulação pelas intervenções na ampliação física e modernização da gestão do sistema viário, em detrimento da ampliação e modernização dos transportes coletivos. Mais alargamento de avenidas, mais túneis e viadutos, mais zona azul, mais radares e lombadas eletrônicas… e nada de um modelo de transporte coletivo integrado, confortável e barato.

Disponível em:  http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/03/17/imobilidade-na-cidade-de-sao-paulo-o-problema-e-o-falso-problema. Acesso em: 24 set. 2011. Adaptado.
 
 
01/08/2011 - 19h27
Venda de carros sobe, Brasil mira novo recorde e consumidor abandona carro 1.0

O mercado brasileiro de automóveis fechou o primeiro semestre do ano com números consideráveis, revelou, nesta segunda-feira (1o), a Fenabrave (entidade que representa os revendedores), a ponto de esses números forçarem a revisão para cima do aumento total previsto para 2011. Isso quer dizer que, de janeiro a julho deste ano, foram emplacadas 1.926.020 unidades de carros de passeio e veículos comerciais leves, que, juntos, formam o principal filão automotivo, representando alta de 8,15% em relação ao primeiro semestre de 2010 (1.780.924 unidades). Ao final de dezembro, segundo prevê a entidade, o Brasil terá vendido 5,5% a mais do que no último ano (pouco mais de 3,5 milhões de unidades contra 3,2 milhões de 2010) e o setor estará comemorando um novo recorde histórico.
(Fonte: Portal Carros/UOL - Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=capitulo_22_meios_de_transporte%20e%20telecomunicacoes Acesso em: 06/06/2012. Adaptado)
  
Momento 2:
 
A partir da leitura e interpretação dos trechos acima, os alunos receberão um material impresso com o gráfico a seguir. Após a análise e interpretação do gráfico, deverão ser respondidas as questões abaixo no caderno e, posteriormente, debatidas entre os colegas:
 
 
a) Analise a matriz brasileira dos transportes, em 2005, considerando aspectos históricos, econômicos e ambientais.
b) Explique a previsão da matriz brasileira dos transportes, para o ano de 2025, considerando aspectos econômicos e ambientais implícitos.
 
Momento 3:
 
Os alunos receberão cópias impressas dos materiais abaixo. Após a leitura e interpretação do trecho, gráfico e tabela, o professor mediará um debate com a seguinte questão:
 
É o automóvel um condenado?
 
 
Invadindo espaços
As cidades, que antes serviam para abrigar os cidadãos, hoje são o ambiente típico dos automóveis. Nos países em desenvolvimento, a ação do poder público em favor do automóvel foi e tem sido tão eficaz que fica cada vez mais difícil para os moradores das cidades viverem com um mínimo de conforto sem um automóvel particular. Só os que, em razão de seu padrão de renda, não podem almejar ter um carro sujeitam-se ao ineficiente sistema de transporte público. Neles perdem várias horas do dia, muitos dias por ano, alguns anos da vida.
Se as condições fossem outras, se o transporte público fosse mais eficiente, menor seria a parcela de renda que boa parte da população precisa reservar para a compra e manutenção de um carro particular, menores seriam as demandas por investimentos públicos no sistema viário, maiores seriam as disponibilidades da renda pessoal para outras atividades, incluindo o lazer, e maiores seriam os recursos que o poder público poderia destinar para melhorar a qualidade de vida da população.  
 OKUBARO, Jorge J. O automóvel, um condenado?
São Paulo: Senac, 2001. p. 52-53 – adaptado
 
 
(acesso em 30/04/2012)
 
 
(Vitale & Oliveira. Correio Brasiliense, 22.05.2002. Apud Lucci, Branco & Mendonça. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 277.)
 
 
ENCONTRO 5
 
Cada grupo apresentará a pesquisa que desenvolveu, com todo o material que levantou. É importante que o professor garanta a participação, os comentários e debates de todos os participantes durante o seminário.
Recursos Complementares
Associação Nacional de Transportes Públicos - http://portal.antp.org.br/inicio/index.aspx (acesso em 30/04/2012)
Agência Nacional de Transportes Terrestres - http://www.antt.gov.br/ (acesso em 30/04/2012)
Avaliação
A avaliação é um importante elemento do processo educativo e seus critérios devem ser amplamente discutidos entre o professor e a turma. Entendemos que deva ser realizada ao longo de todo o processo e, como auxílio, sugerimos os seguintes critérios:
  • Participação durante todas as atividades;
  • Comprometimento e empenho na realização das atividades;
  • Poder de argumentação durante as discussões e debates;
  • Domínio do tema (especialmente com relação às noções de crescimento urbano e redes de transportes).

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