Belém- Pará- Brasil

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Explorando a criação e resolução de problemas no Ensino Fundamental - Parte 01



Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino   Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial                      Matemática Números e operações
Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Criar e resolver atividades envolvendo adição, subtração e 
multiplicação.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade o aluno deve ter condições de
 identificar quantas classes e ordens um número qualquer 
possui, bem como efetuar cálculos de adição, subtração e 
multiplicação com duas três ou quatro ordens.
 Caso existam alunos com defasagem de aprendizagem
 em algum desses tópicos as mesmas devem
 ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
Estratégias e recursos da aula
Durante o ano letivo fazemos uso de diversas estratégias
 que objetivam não só exercitar, sistematizar, mas também 
avaliar a compreensão e o desenvolvimento no quais os
 alunos se encontram. Tendo em vista
 esta perspectiva foi elaborado um instrumento a 
ser aplicado com os conteúdos de adição, subtração, 
multiplicação, ordens e classes.

A atividade pode ser aplicada em dupla ou individualmente, 
 dependendo do que se objetiva. Portanto organize a sala
 de formapropícia à realização da atividade. Entregue 
uma folha branca para cada aluno, nesta folha eles irão 
copiar e responder a atividade que será passada no quadro.

Para agilizar as atividades em sala fazemos uso de
 muitas folhas xerocadas, principalmente nas series
 iniciais, mas é preciso trabalhar a organização tanto 
temporal quanto espacial, ou seja, ao realizar a proposta, 
o aluno deve dividir o tempo disponível segundo 
a quantidade de questões. Além do tempo o capricho na
 atividade deve ser priorizado.
Caso o público alvo seja de alunos do Ensino 
Fundamental inicial, este é o momento ideal para este tipo de
 trabalho, pois é nesta fase que a crianças se forma enquanto
 estudante.

Inicie a atividade passando no quadr
o:

 
Observe os seguintes números
 
1ª - Questão: Monte um Q.V.L. (Quadro Valor de Ligar) e 
represente 
os números que possua
 pelo menos uma classe completa.
2ª - Questão: Faça uma adição em que:

* a 1ª parcela possua as ordens das dezenas e unidades.

* a 2ª parcela possua as ordens das unidades de milhar, 

centena,
 dezena e unidade.
3ª – Questão:

1ª Etapa: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua quatro ordens.

* a 2ª parcela possua uma ordem.

2ª Etapa: Com o resultado obtido na etapa anterior, 

faça uma 
subtração, onde o subtraendo 
deve ter três ordens.
4ª – Questão: Monte uma adição em que:

* a 1ª parcela possua uma ordem.

* a 2ª parcela possua duas ordens.
* a 3ª Parcela possua uma classe completa.

4ª Parcela (Possua duas classes).

Com esta atividade será possível perceber quais são as 

dificuldades dos alunos, pois para realizá-las eles devem 
pensar. A compreensão de classes e ordens 
fica clara na escolha inadequada (ou correta) de um número.
Recursos Complementares Caso o professor sinta 
necessidade, o mesmo poderá
 consultar sites contendo problemas
 e desafios a serem retirados e também problemas interativos 
on-lines, estesrecursos podem ser encontrados 
nos seguintes links:
http://www.a77.com.br/matematica/
http://www.exatas.mat.br/opfundamentais.htm

http://pascualina1001.blogspot.com/2007/12/problemas-envolvendo-adiosubtrao-e.html

http://www.oei.es/provabrasil.htm
Avaliação
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da
 atividade, a  compreensão e a criatividade na realização da proposta
 devem ser os pontos principais da avaliação.

Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as 

atividades entregues pelos alunos.







Nenhum comentário: