Durante o ano letivo fazemos uso de diversas estratégias
que objetivam não só exercitar, sistematizar, mas também
avaliar a
compreensão e o desenvolvimento no quais os
alunos se encontram. Tendo
em vista
esta perspectiva foi elaborado um instrumento a
ser aplicado
com os conteúdos de adição, subtração,
multiplicação, ordens e classes.
A atividade pode ser aplicada em dupla ou individualmente,
dependendo do que se objetiva. Portanto organize a sala
de formapropícia à realização da atividade. Entregue
uma folha branca para cada aluno, nesta folha eles irão
copiar e responder a atividade que será passada no quadro.
Para agilizar as atividades em sala fazemos uso de
muitas folhas
xerocadas, principalmente nas series
iniciais, mas é preciso trabalhar a
organização tanto
temporal quanto espacial, ou seja, ao realizar a
proposta,
o aluno deve dividir o tempo disponível segundo
a quantidade
de questões. Além do tempo o capricho na
atividade deve ser priorizado.
Caso o público alvo seja de alunos do Ensino
Fundamental inicial,
este é o momento ideal para este tipo de
trabalho, pois é nesta fase que
a crianças se forma enquanto
estudante.
Inicie a atividade passando no quadro:
Observe os seguintes números
1ª - Questão: Monte um Q.V.L. (Quadro Valor de Ligar) e
represente
os números que possua
pelo menos uma classe completa.
2ª - Questão: Faça uma adição em que:
* a 1ª parcela possua as ordens das dezenas e unidades.
* a 2ª parcela possua as ordens das unidades de milhar,
centena,
dezena e unidade.
3ª – Questão:
1ª Etapa: Monte uma adição em que:
* a 1ª parcela possua quatro ordens.
* a 2ª parcela possua uma ordem.
2ª Etapa: Com o resultado obtido na etapa anterior,
faça uma
subtração, onde o subtraendo
deve ter três ordens.
4ª – Questão: Monte uma adição em que:
* a 1ª parcela possua uma ordem.
* a 2ª parcela possua duas ordens. * a 3ª Parcela possua uma classe completa.
4ª Parcela (Possua duas classes).
|
Com esta atividade será possível perceber quais são as
dificuldades dos alunos, pois para realizá-las eles devem
pensar. A compreensão de classes e ordens
fica clara na escolha inadequada (ou correta) de um
número.
Nenhum comentário:
Postar um comentário