Belém- Pará- Brasil

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

INCLUSÃO


Inclusão vem de incluir...
Mas essa inclusão, relacionada a conjuntos, não é muito simples e precisa ser explicada com calma para que os pequenos não se percam Para falar de inclusão de classes vamos discutir a idéia de contém ou está contido.Contém x Está Contido

Quando um conjunto A possui todos os elementos de um outro conjunto, por exemplo B, dizemos que o conjunto A contém o conjunto B; ou que o conjunto B está contido no conjunto A.

Exemplo 1:

Conjunto A

Conjunto B


Conjunto A Conjunto A
 
Conjunto A
Conjunto A Conjunto A






Então podemos concluir que:
A contém B   

ou 
B contido em A











Com esse pequeno exemplo deu pra entender como se dá a relação de contém x está contido entre os conjuntos? Separei outros exemplos que você pode ver clicando aqui.
O "Tamanho" do Conjunto

Se o tamanho de um conjunto for associado ao número de elementos do mesmo, pode-se comparar dois conjuntos.

Para nós é óbvio que um subconjunto possui no máximo o mesmo número de elementos que o conjunto inicial, mas para os alunos não. Essa idéia deve ser desenvolvida com questionamentos e observações.

Exemplo: Apresentar um saco com bolinhas coloridas dentro. Perguntar se existem, no saco, mais bolinhas ou bolinhas vermelhas. A mesma pergunta pode ser feita ao apresentar uma caixa com peças de blocos lógicos: existem mais peças ou peças quadradas?

Bom, eu só falei em contém e está contido e essa página era para ser sobre inclusão. Você não acha estranho? Quando um conjunto está contido em outro, posso dizer que essa classe está incluída na outra.

Posso formar um grupo com todos os alunos da escola. Mas também posso formar um grupo com os alunos do segundo ano da escola. Qual desses grupos seria maior?
Algumas perguntas como essa você pode ler e responder clicando na imagem aí ao lado.

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