Seriação é um conceito bastante trabalhado com as crianças quando elas aprendem os números ou mesmo o alfabeto. Mas não é só esse tipo de elementos (números e letras) que podem ser ordenados segundo um critério definido. Vamos ver outros exemplos... |
Seriar um conjunto de bolinhas pode ser colocá-las em uma ordem
onde cada uma é maior do que todas anteriores e menor que as posteriores.
Exemplo: Coloque na ordem o seguinte conjunto de bolinhas:
Exemplo: Coloque na ordem o seguinte conjunto de bolinhas:
Aos 4 anos, aproximadamente a criança agrupa de dois em dois para comparar. Depois, ela já consegue organizar uma série um pouco maior, talvez todo esse conjunto.
mais |
Então desorganiza tudo, obtendo um conjunto.
E depois organiza este conjunto.
E depois organiza este conjunto.
Quando o conceito estiver bem definido para o aluno ele será capaz
de intercalar novos elementos sem desmanchar o que já foi feito,
pois compreenderá a transitividade - que se o 1° é menor
que o 2°, o 2° é menor que o 3°, então o 1°
é menor que o 3°.
Podemos criar atributos bem diferentes para colocar elementos de um conjunto em ordem. Clicando na imagem ao lado você vai ver um critério novo |
Seriar obedecendo regras convencionais pode parecer pouca criatividade. Que tal clicar na imagem ao lado e conhecer idéias de materiais e critérios bem diferentes para trabalhar com esse conceito? |
Bom, antes de seriar é necessário comparar... Em vez de seriar posso classificar os objetos segundo diferentes critérios, posso observar os elementos de um conjunto e compará-los. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário