Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Vivenciar atividades associadas com temas relacionados ao ensino da geografia brasileira - Regiões e Estados;
Compreender a utilização de atividades interdisciplinares para a assimilação de
conhecimentos;
Compartilhar com os colegas atividades lúdicas relacionadas ao ensino da
geografia em temas como: Geografia Brasileira em divisão de regiões, estados;
Compreender a divisão das regiões no mapa do Brasil;
Identificar os estados que formam as regiões do Brasil.
Compreender a utilização de atividades interdisciplinares para a assimilação de
conhecimentos;
Compartilhar com os colegas atividades lúdicas relacionadas ao ensino da
geografia em temas como: Geografia Brasileira em divisão de regiões, estados;
Compreender a divisão das regiões no mapa do Brasil;
Identificar os estados que formam as regiões do Brasil.
Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem ter tido uma introdução em temas da
Geografia Brasileira, portanto,
sugiro que o professor converse com o professor de geografia para alinhavar os
conteúdos e temas trabalhados para a aula.
OBS: essa aula é sugerida para alunos do 6º ano do ensino fundamental.
sugiro que o professor converse com o professor de geografia para alinhavar os
conteúdos e temas trabalhados para a aula.
OBS: essa aula é sugerida para alunos do 6º ano do ensino fundamental.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor, tem sido muito debatido a incorporação de
atividades e projetos
interdisciplinares na aquisição dos conteúdos pelos nossos alunos. Esta aula
sugere uma boa possibilidade ao professor de se associar com outros conhecimentos,
assim como, para os alunos novas oportunidades de vivenciar e compreender outras
disciplinas e conteúdos.
Para isso, vamos utilizar o MOVIMENTO para o aluno assimilar CONHECIMENTO.
Divida a sua aula em duas partes:
1ª parte: Este momento será realizado em sala de aula ou na sala de audiovisual
disponível em sua escola. Apresente algumas imagens da Geografia Brasileira
em regiões, estados e diferenças culturais em crianças que moram em regiões
distintas como Nordeste e Sul, crianças indígenas e crianças de metrópoles, por exemplo.
Apresente uma imagem do mapa do Brasil. Divida a turma em grupos com nomes
das regiões. Escreva o nome dos alunos em um pequeno pedaço de papel e peça
que cada aluno de cada grupo coloque o seu nome em um estado, essa atividade
será chamada de “quebra cabeça”. (caso a turma tenha mais alunos que o número
de estados coloque mais de um aluno em alguns estados).
A partir daí para aula se tornar mais lúdica cada aluno será chamado pelo “estado”
que escolheu, por exemplo: O João Carlos escolheu Minas Gerais, portanto, nesta
aula ele será “Minas Gerais”. Cada aluno deverá gravar bem o seu estado escolhido.
Dica I – Professor faça um mapa do Brasil com regiões e estados para a montagem do
“quebra cabeça”. Será utilizado mais a frente.
Neste momento faça algumas perguntas sobre hábitos e costumes de algumas regiões,
estados e se conhecem algumas brincadeiras específicas dessas regiões.
Seria importante o professor apresentar algumas brincadeiras e dizer que
de estado e região pertence essa cultura.
Exemplos:
Região sudeste: Estado do Rio de Janeiro: Amarelinha; esconde esconde.
Região Nordeste: estado da Bahia: chicotinho queimado.
Pergunte aos alunos se todos conseguem identificar o seu estado sem auxílio do
nome no mapa.
Pergunte aos alunos que conseguem identificar os estados da região do seu grupo
Pergunte aos alunos se conseguem identificar as regiões diferentes da sua e alguns
dos estados que forma essas regiões.
Relacione alguns times de futebol por estados e peça que cada grupo monte a
sua respectiva região com os times. Por exemplo:
Região Sudeste:
Estado do Rio: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, América, etc.
Estado de Minas Gerais: Cruzeiro, Atlético, Uberlândia, etc.
Agora apresente aos alunos exemplos de roupas típicas das regiões e de seus
interdisciplinares na aquisição dos conteúdos pelos nossos alunos. Esta aula
sugere uma boa possibilidade ao professor de se associar com outros conhecimentos,
assim como, para os alunos novas oportunidades de vivenciar e compreender outras
disciplinas e conteúdos.
Para isso, vamos utilizar o MOVIMENTO para o aluno assimilar CONHECIMENTO.
Divida a sua aula em duas partes:
1ª parte: Este momento será realizado em sala de aula ou na sala de audiovisual
disponível em sua escola. Apresente algumas imagens da Geografia Brasileira
em regiões, estados e diferenças culturais em crianças que moram em regiões
distintas como Nordeste e Sul, crianças indígenas e crianças de metrópoles, por exemplo.
Apresente uma imagem do mapa do Brasil. Divida a turma em grupos com nomes
das regiões. Escreva o nome dos alunos em um pequeno pedaço de papel e peça
que cada aluno de cada grupo coloque o seu nome em um estado, essa atividade
será chamada de “quebra cabeça”. (caso a turma tenha mais alunos que o número
de estados coloque mais de um aluno em alguns estados).
A partir daí para aula se tornar mais lúdica cada aluno será chamado pelo “estado”
que escolheu, por exemplo: O João Carlos escolheu Minas Gerais, portanto, nesta
aula ele será “Minas Gerais”. Cada aluno deverá gravar bem o seu estado escolhido.
Dica I – Professor faça um mapa do Brasil com regiões e estados para a montagem do
“quebra cabeça”. Será utilizado mais a frente.
Neste momento faça algumas perguntas sobre hábitos e costumes de algumas regiões,
estados e se conhecem algumas brincadeiras específicas dessas regiões.
Seria importante o professor apresentar algumas brincadeiras e dizer que
de estado e região pertence essa cultura.
Exemplos:
Região sudeste: Estado do Rio de Janeiro: Amarelinha; esconde esconde.
Região Nordeste: estado da Bahia: chicotinho queimado.
Pergunte aos alunos se todos conseguem identificar o seu estado sem auxílio do
nome no mapa.
Pergunte aos alunos que conseguem identificar os estados da região do seu grupo
Pergunte aos alunos se conseguem identificar as regiões diferentes da sua e alguns
dos estados que forma essas regiões.
Relacione alguns times de futebol por estados e peça que cada grupo monte a
sua respectiva região com os times. Por exemplo:
Região Sudeste:
Estado do Rio: Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, América, etc.
Estado de Minas Gerais: Cruzeiro, Atlético, Uberlândia, etc.
Agora apresente aos alunos exemplos de roupas típicas das regiões e de seus
respectivos estados.
2ª parte: Faça na quadra de esportes, antecipadamente, um desenho de um
2ª parte: Faça na quadra de esportes, antecipadamente, um desenho de um
grande
mapa do Brasil em uma parte da meia quadra, onde estarão as regiões
do
Brasil. Na outra metade da quadra faça um mapa (ou algo que se aproxime
do desenho do mapa) contendo os estados, porém, sem os nomes, peça
auxílio
ao professor de desenho geométrico ou a algum aluno que tenha
capacidade de
auxiliá-lo nessa tarefa.
Leve os alunos para a quadra e peça que se coloquem fora do Mapa do Brasil.
Atividade I – Meia quadra das regiões - Ao sinal do professor os alunos deverão
Leve os alunos para a quadra e peça que se coloquem fora do Mapa do Brasil.
Atividade I – Meia quadra das regiões - Ao sinal do professor os alunos deverão
se
dirigir a meia quadra e a posição da suas respectivas regiões;
Atividade II- Faça trocas de regiões, por exemplo: peça aos alunos da região sul
Atividade II- Faça trocas de regiões, por exemplo: peça aos alunos da região sul
para
se dirigirem agora para a região norte e, o inverso. Faça algumas
dessas
combinações com as demais regiões.
Atividade III – “Pique estados” – na quadra onde estarão desenhados os estados
Atividade III – “Pique estados” – na quadra onde estarão desenhados os estados
o
professor fará um pique. Haverá um pegador e os demais alunos deverão se
posicionar no seu respectivo estado. Ao sinal do professor TODOS os
alunos
deverão sair do seu estado e ir para outro estado sendo da sua
região ou não.
Caso o pegador pegue alguém esse se tornará o novo
pegador.
Dica II – Quando os alunos chegarem a estados diferentes do seu faça
Dica II – Quando os alunos chegarem a estados diferentes do seu faça
algumas perguntas:
“Todos sabem em que estados estão?”
“Todos sabem que região esse estado pertence?”
Sugiro que faça algumas vezes essa brincadeira para que os alunos vivenciem
“Todos sabem em que estados estão?”
“Todos sabem que região esse estado pertence?”
Sugiro que faça algumas vezes essa brincadeira para que os alunos vivenciem
vários estados e regiões diferentes.
Ao final da aula o professor reunirá a turma e fará um pequeno debate
da
avaliação dos alunos sobre a aula. Reitere que esta aula teve como
objetivo
principal a apresentação das Regiões e dos Estados do Brasil.
Recursos Complementares
Apresente aos alunos esse vídeo das regiões do Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=UnYpVaU7WUU
Avaliação
Cada grupo deverá apresentar para a próxima aula um mapa
do Brasil contendo apenas a sua região e, os seus respectivos estados em
uma folha A4.( desenhado pelos alunos)
Este tema poderá ter prosseguimento utilizando-se da mesma dinâmica e metodologia.
Este tema poderá ter prosseguimento utilizando-se da mesma dinâmica e metodologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário