Belém- Pará- Brasil

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Explorando a criação e resolução de problemas no Ensino Fundamental - Parte 02

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
* Criar e resolver problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
* Elaborar problemas os quais estarão em avaliações.
* Explorar a compreensão dos alunos sobre classes e ordens.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para realização da atividade o aluno deve ter condições de identificar quantas
 classes e ordens um número qualquer possui, bem como efetuar cálculos de
 adição, subtração e multiplicação com duas três ou quatro ordens. Caso 
existam alunos com defasagem de aprendizagem em algum desses tópicos 
as mesmas devem ser trabalhadas paralelamente com estes alunos.
Estratégias e recursos da aula
Trabalhando agora com a criatividade dos alunos, por meio da produção de 
problemas, neste ponto serão exploradas duas disciplinas, pois a 
Língua Portuguesa e a Matemática aqui trabalharão em conjunto.

Forneça outra folha branca para cada aluno da turma, alertando-os 

novamente sobre a questão do tempo e da organização do trabalho.

Esclareça a turma sobre a diferença das atividades realizadas anteriormente

 e a que ainda vai ser realizada. Motive-os de modo a ter um pensamento
 critico ao elaborarem os problemas.
Antes da realização desta atividade com base nos resultados anteriores, 
obtidos através da atividade da parte 1, faça um trabalho diferenciado de
 acompanhamento dos alunos que apresentarem maior dificuldade, de modo 
a não permanecerem dúvidas ao fim desta segunda etapa.

Dê inicio a atividade passando o roteiro de problemas os quais os alunos terão

 que produzir.
 1ª Questão: Invente um problema de subtração, onde os números envolvidos no problema tenha no mínimo 3 ordens.
2ª Questão: Crie um problema envolvendo adição, onde os números que apareçam no problema tenha no mínimo 4 ordens e no mínimo 2 ordens.
3ª Questão: Invente um problema de adição, com pelo menos quatro parcelas, onde as parcelas possuam no mínimo uma classe completa.
4ª Questão: Crie um problema explorando uma multiplicação, onde o multiplicador deve ter uma classe e o multiplicando deve ter duas classes.


Oriente a turma que crie os quatro problemas, que faça suas resoluções, após 

cada um e por fim que faça um desenho representativo do assunto abordado
 no problema.
Após recolher os problemas, um modo de garantir a descrição dos problemas,
 é criar um espaço de discussão. Para que este espaço seja aproveitado, relate 
a turma que dois ou três problemas por eles elaborados serão retirados da 
atividade e aprovados em avaliações posteriores.

Retome a atividade caso ocorra confusão nos conteúdos de classe e ordem. 

Atente a turma para problemas que não descrevem a operaç ão efetuada, ou seja, o problema 
refere-se a uma operação de adição e na solução aparece uma subtração. Para reforçar a 
atividade realizada, faça a correção da mesma ou esclareça dúvidas e depois aplique outra 
 atividade para posterior averiguação do grau de compreensão dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação
O professor deve se atentar a todos os momentos da realização da atividade, a 
compreensão e a criatividade na realização da proposta devem ser os pontos
 principais da avaliação.

Como fonte de registro de avaliação formal utilize as folhas com as atividades 

entregues pelos alunos .

Nenhum comentário: