Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino: | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e nomear as cores.
Ampliar vocabulário.
Conhecer e identificar cores primárias e secundárias.
Conhecer o processo de cromatografia e observar a decomposição de cores da caneta hidrográfica neste processo.
Ampliar vocabulário.
Conhecer e identificar cores primárias e secundárias.
Conhecer o processo de cromatografia e observar a decomposição de cores da caneta hidrográfica neste processo.
Duração das atividades
3 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1: IDENTIFICANDO E NOMEANDO AS CORES AO NOSSO REDOR
1. Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas
de tamanho A4 de diversas cores. Sugerimos papel color set, pela sua
variedade e cores vivas. Na aula, deverá apresentá-las as crianças
questionando-as que cores são. Esta etapa é importante para que o
professor possa visualizar os conhecimentos dos alunos acerca das cores
que sabe e, assim, planejar as próximas etapas de modo que eles ampliem
seu vocabulário e o conhecimento de uma variedade de cores.
2. Nesta etapa, o professor explicará que tudo ao nosso redor tem
cor. Algumas parecidas e outras diferentes. Pedirá que olhem ao seu
redor e observem quantas coisas de diferentes cores existem. Então
realizará a seguinte dinâmica: levantará uma das fichas coloridas,
solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o
conhecimento de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e
seguir com a dinâmica. Por exemplo: O professor levanta a cor azul.
Aqueles que sabem o nome dizem: azul. Em seguida, os alunos apontam ou
indicam que o uniforme, o lápis de cor, a caneta hidrográfica e etc,
também são azuis. De modo a ampliar e desenvolver uma observação mais
apurada sobre o tema, o professor poderá comparar as cores indicadas
pelas crianças, para que possam perceber as diferentes tonalidades de
uma mesma cor. Para isso poderá questionar-lhes:
- O azul da caneta é igual ao do uniforme?
- Qual é o mais forte ou fraco?
- Qual é o mais claro ou mais escuro?
- Que outros objetos podem ser encontrados na sala que sejam mais parecidos com o azul do uniforme (mais escuro)?
3. O professor poderá estender esta brincadeira com um passeio pela
escola ou mesmo em um parque. É importante que chame a atenção das
crianças, neste caso, para a natureza ao seu redor: cor das nuvens,
flores, céu, sol, tronco da árvore, cor da terra, da areia, da grama
etc.
4. Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira Pique das cores.
Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e
gritará para os demais, por exemplo: Vermelho! Os demais participantes
deverão correr e tocar em algum objeto da cor solicitada. Aqueles que
tocarem na cor, não poderão ser pegos. Caso o pegador capture uma das
crianças antes que ela possa encostar na cor solicitada, esta vira o
novo pegador, devendo escolher outra cor para que a brincadeira
continue.
Esta brincadeira também poderá ser acessada no seguinte endereço: http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/pegar/494-pique_de_cores
ATIVIDADE 2: MISTURANDO AS CORES
1. Nesta atividade o professor distribuirá para cada aluno um prato
de papelão dividido em seis partes, como mostra abaixo. E três copinhos
plásticos de café com as cores: vermelho, azul e amarelo.
Fonte: Débora Alfaro
2. Em seguida explicará que estas cores são chamadas de cores primárias,
pois não conseguimos produzi-las com nenhuma outra cor. Pedirá que
pintem três partes do prato de papelão com cada uma das cores acima,
intercalando com uma parte em branco, como mostra a figura abaixo.
Fonte: Débora Alfaro
3. Em um próximo momento, o professor explicará que com a mistura
das cores primárias, podemos produzir outras cores, obtendo-se assim as
cores chamadas por secundárias. Entregará mais três copinhos
plásticos de café vazios e proporá que misturem as cores primárias que
são dispostas no disco acima, pintando os espaços em branco que sobraram
com o resultado das misturas, de modo a preencherem o disco. Assim,
entre o amarelo e o vermelho, surgirá a cor laranja. Esta cor deve ser
pintada no espaço em banco entre as duas cores.
Fonte: Débora Alfaro
4. Mais uma vez, o professor entregará um prato de papelão em
branco, só que desta vez um pouco maior, e outros seis copinhos de
plástico de café vazios, sugerindo que as crianças misturem novamente as
cores obtidas e pintem o disco maior. É importante que o professor
realize a atividade junto com a classe, orientando-a em cada mistura
realizada e indicando-a a sequência na pintura do disco maior. Desta
forma as crianças poderão visualizar e compreender melhor todo o
processo. Por exemplo: o professor indicará que a primeira mistura será
feita com as cores vermelha e laranja. Com a cor surgida, o professor
orientará para que pintem um dos espaços em branco do disco maior.
Depois farão a mistura com as cores laranja e amarelo, em seguida com o
amarelo e o verde e assim por diante. As demais cores surgidas com as
misturas subsequentes serão pintadas no sentido horário. O resultado das
misturas aproximar-se-á do disco abaixo.
Fonte: Débora Alfaro
5. Por fim, o professor colará o disco menor no maior, atendando-se
para que a mistura fique entre as cores que a deram origem. Como o disco
abaixo.
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