Belém- Pará- Brasil

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A experiência indígena no Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
 Compreender a vida indígena no Brasil
  Conhecer hábitos, costumes e brincadeiras indígenas;
  Identificar parques e terras indígenas no Brasil;
   Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena;
   Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos
  Localizar, registrar e analisar informações
   Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar
Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;
Interagir com os pares
  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 6 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio, do laptop Classmate através do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estratégias: WebQuest, WebGincana, Quiz, dentre outras. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Estratégias e recursos da aula 
Professor, acredito que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem. 

1ª Atividade:

 

DESENCADEANDO O TEMA

 

Professor, o tema poderá ter relação com o conteúdo estudado ou surgir de alguma curiosidade dos alunos ou de um fato ocorrido, como, por exemplo, os alunos assistiram uma reportagem no jornal sobre um incêndio em uma área próxima a aldeia onde habitavam os índios e manifestaram curiosidade de conhecerem mais sobre a vida indígena.
Se surgirem vários temas, realize uma votação para proceder à escolha, para isso, poderá utilizar atividades interdisciplinares que surgirão até a realização da eleição. O trabalho com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;
Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relatórios);
Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos.

Para que o Projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos.
Com o tema “A experiência indígena no Brasil”, você poderá utilizar diferentes recursos:

  • Contar uma história sobre o tema;
  • Ler uma reportagem;
  • Apresentar imagens;
  • Discutir uma notícia;
  • Assistir a um filme ou vídeo, dentre outros.

Neste caso, utilizaremos um vídeo e um poema para convidar os alunos à Pesquisa.

 

Organize a turma e apresente um vídeo intitulado: Quem são eles? [Índios no Brasil]





Após o vídeo providencie uma cópia do poema abaixo para cada aluno.

SENTIR SER ÍNDIO
Eu sinto que sou índio,
porque meu pai é índio,
minha mãe é índia,
meu avô é índio, minha
avó é índia,
e meus parentes são todos
índios.
Sinto que sou índio
porque falo minha língua,
uso minha cultura e tenho um
outro costume,
[...]
Somos todos iguais: índios,
negros e brancos.
Sentir ser índio
é não ter vergonha de ser índio
no meio do branco.
É sentir ser o primeiro habitante desta terra.
[...]
Programa de Educação Indígena, Comissão Pró- Índio do Acre.
A partir das motivações converse com a turma:

·         O que vocês acharam do vídeo?
·         Por que a pessoa do poema sente “ser índio”?
·         Vocês conhecem algum índio?
                                                                      
Em seguida, solicite aos alunos que façam um desenho representando como eles imaginam ser a vida de um índio. Os desenhos poderão ser feitos à mão em uma folha de papel ou se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Tux Paint acessando ((Metasys > Edusyst > Arte >  Música > Pintura Digital) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis.

2ª Atividade:


Professor, converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Organize os alunos e oriente-os a registrarem em uma folha de papel, a justificativa do Projeto.

  •          Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta Pesquisa, no quadro abaixo:

justificativa indio
Após a realização da atividade, solicite que os alunos socializem suas justificativas e se preferir, organize um consolidado de todas as justificativas dos alunos.

 

3ª Atividade:


Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre “A experiência indígena no Brasil”.
Professor, os alunos deverão registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao Dossiê ou realizar essa atividade diretamente no recurso tecnológico escolhido, caso seja essa a forma de registro.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo.
 Veja algum exemplo abaixo:



Escola de Educação Básica........................
Projeto de Iniciação Científica Discente: A experiência indígena no Brasil
Aluno (a): _____________________________________________________________________
Professor (a): __________________________________________________________________
Data: __/__/__
Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa:
 
·         Compreender a vida indígena no Brasil;
·         Conhecer hábitos, costumes e brincadeiras indígenas;
·         Identificar parques e terras indígenas no Brasil;
.         Localizar dialetos e alimentos oriundos da tradição indígena; 
 .         Aprender a realizar uma Pesquisa;
 .         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.
 
 

4ª Atividade:


Nesse momento da Pesquisa os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém é o momento de descobrirem o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.
Essa é a etapa da Problematização. É preciso destacar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.
Solicite que os alunos registrem no papel a/s dúvida/s e posteriormente a/s leia/m para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre “A experiência indígena no Brasil”.

Sugestão de atividade:


·                  Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:


 

O que eu quero saber sobre a experiência indígena no Brasil é...
 
          _________________________________________________________________
         __________________________________________________________________
         __________________________________________________________________
 
 
 
(DESENHO/RECORTES)
 
 
                                                                                                                                                                                       
 
 
 
Se preferir os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do programa Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura digital) no laptop. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, no próprio quadro ou em uma tabela do programa KWord, faça o agrupamento dos questionamentos levantados.


ALUNO
QUESTIONAMENTO
Sofia
·      Onde os índios moram?  

Guilherme
·         O que os índios comem?
Bianca
·         Todos os índios falam a mesma língua?

Se optar por registrar a Pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.


Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related.
 (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1.).
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY.
 (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2.).
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9.
 (Vídeo - Como criar um Blog.).
http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html.
 (Blog que traz o texto sobre o Blog da turma.).
Acessados em 12/09/2012.

Professor, é importante que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o seu acompanhamento e observação. 

5ª Atividade:


Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

“O que os alunos já sabem sobre a vida indígena?”.

É o momento ideal para os alunos dizerem os conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responder as perguntas que foram feitas na etapa anterior.
Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?
- O que aprendemos com a Pesquisa?

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Se preferir troque a problematização para que os colegas tentem responder a questão do outro. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:


ALUNO
QUESTIONAMENTO
HIPÓTESES
Sofia
·         Onde os índios moram?  

Guilherme – Na floresta.
Guilherme
·        O que os índios comem?
Bianca – Frutas e peixe.
Bianca
·         Todos os índios falam a mesma língua?
Sofia – Sim.

 6ª Atividade:


Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”.
O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquece o trabalho e é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos investiguem com seus familiares, se eles sabem como  poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA

  • Querida família!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre “A experiência indígena no Brasil”. Converse com seu filho sobre quais Fontes de Pesquisa serão importantes para descobrir as respostas para as suas dúvidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indicações:
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:
Matemática - tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando.

Para isso, à medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:


FONTES DE PESQUISA
NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM
01-Jornais
12
02-Livros
16
03-Revistas
08
04-Internet
15
05-Entrevista
07
06-Trabalho de Campo
03
07-Fotos
03
08-Vídeos
06

Para montar o gráfico, verifique se os alunos já sabem elaborar gráficos e fazer a leitura dos mesmos. Se necessário leve para sala de aula jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que os analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sitio sobre gráficos.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis. Se não participam deste projeto, leve-os ao Laboratório de Informática e solicite que acessem (um artigo sobre a construção de diferentes tipos de gráficos.):
 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx.   Acesso em 15/08/2012.
Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na tabela. Você pode utilizar também uma folha de papel quadriculada.

tema s e graficox
Fonte: Acervo da autora.
Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram livros como Fontes de Pesquisa, quantos pais teremos?
Estimativa                                                                                     Resolução



  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 08 pais citaram as revistas, quantos pais não citaram as revistas como Fonte de Pesquisa?
Estimativa                                                                                       Resolução

  • Se  6  pais citaram os vídeos como Fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fossem o dobro desta quantidade?
Estimativa                                                                                     Resolução

 

7ª Atividade:


pesquisa                    
Professor, disponibilize uma cópia do poema abaixo para cada aluno. Peça inicialmente para fazerem uma leitura silenciosa e em seguida coletiva. Se preferir, alterne a leitura dos versos entre meninos e meninas.


Menino – curumim

Índio menino
É curumim.
Curumim que pula
Curumim que chora
Curumim que ri.
Índio menino
que pesca no rio
e corre com o vento,
que brilha com o sol
e chora na chuva,
que vive na mata
e dorme com a lua,
dê um pouquinho
do seu Curumim
para mim,
que o meu menino
quer ser Curumim.
MACHADO, Mônica Versiani. De três em três, de reis em reis. Belo Horizonte: Miguilim, 1989.
Em seguida, organize a turma em grupos e dialogue sobre as questões abaixo:

  • Que semelhanças você percebe entre você e o menino Curumim? Quais são as diferenças entre vocês?
  • O poema conta como é a vida do Curumim, o que ele faz diariamente. E você, o que faz em seu dia a dia?

Disponibilize para cada grupo 2 folhas de papel A3 ou 2 cartolinas, tinta de cores variadas, canetinhas, lápis de colorir e peça para o grupo fazer na primeira folha um desenho e/ou pintura sobre a vida do Curumim e na segunda um desenho e/ou pintura sobre o dia a dia de cada aluno.

Ao final da atividade exponha os trabalhos no mural da sala de aula.

Adiante, dialogue com os alunos:

  • O que vem em nossa mente, quando ouvimos a palavra natureza?
  
Provável resposta: Quando falamos em natureza, geralmente pensamos nas árvores, nas flores, nos pássaros, nos animais, nos rios, nas montanhas e em vários outros elementos naturais.

Providencie jornais, livros usados, revistas e solicite que os alunos façam recortes e colagens sobre alguns elementos da natureza que eles conhecem e gostam.
A seguir explique que os diversos elementos que compõem a natureza fazem parte das paisagens dos lugares.
Existem paisagens que são formadas somente por elementos da natureza e são chamadas de Paisagens Naturais.

Apresente à turma algumas paisagens naturais brasileiras.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

amazonica  araucarias  cerrado
                                                                                                                                                                                                                                                                                    
pantanal    
caatinga

Nenhum comentário: