Belém- Pará- Brasil

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

EJA,Painel de leitura e releitura: trabalho com linguagens diversas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Sensibilizar para o trabalho com a diversidade de linguagens.
Conhecer, ler e produzir texto poético.
Expor a produção dos alunos, dando valor à autoria.
Aumentar a autoestima dos envolvidos.
Duração das atividades
O ano todo, com troca periódica dos textos expostos. A sugestão é que haja a troca semanal dos textos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos específicos.
Estratégias e recursos da aula
Encaminhamento:
1. Reunir um acervo bem diversificado de textos poéticos (poemas, crônicas e contos curtos – eles, impressos, não poderão ultrapassar uma página, de modo que, ampliados, possam ser lidos em uma folha de cartolina, por exemplo).
Bons textos são encontrados em: http://www.releituras.com/
Como serão expostos no pátio da escola, precisam ser dimensionados, tendo-se em vista o contexto de leitura.

2. Observar os interesses individuais dos alunos, durante o transcorrer das aulas. O professor poderá encontrar o aluno que sonha, divaga, rabisca, desenha, imita, faz caricatura etc.

3. Ao detectar o interesse, propor ao aluno, de forma particular, afetuosa, positiva, que faça uma leitura de um texto previamente selecionado. Não esquecer de trazer alguns poucos dados do poema e do autor. Dar um prazo de aproximadamente duas semanas.

4. O aluno deve ser estimulado a produzir um texto (e aqui não se considera texto apenas o materializado pelo código verbal escrito), a partir da interpretação que teve do texto que lhe foi dado.

5. Suponha que seja entregue ao aluno o poema “Cilada verbal”, de Affonso de Romano Sant’Anna:

Cilada verbal
(Disponível em: http://palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_poemas.htm)

Há vários modos de matar um homem:
com o tiro, a fome, a espada
ou com a palavra
– envenenada.

Não é preciso força.
Basta que a boca solte
a frase engatilhada
e o outro morre
– na sintaxe da emboscada .

(Affonso Romano de Sant’Anna, autor do poema acima, nasceu em Belo Horizonte – MG, em março de 1937. Foi presidente da Biblioteca Nacional, onde desenvolveu importantes projetos).


O aluno poderá elaborar qualquer outro texto, por meio de desenho, colagem, pintura etc., expressando o seu sentimento após a leitura do poema.

6. O professor deverá, então, providenciar a exposição de um grande painel, de preferência num local por onde passam as pessoas da comunidade escolar – na entrada da escola, por exemplo.

Sugestão:
No lado esquerdo do painel, em tamanho relativamente grande, deve estar o texto que serviu de ponto de partida para a produção do aluno. No caso do exemplo, o texto do Affonso Romano de Sant’Anna. Nesta parte, pode-se escrever, em cima, Leitura.
No lado direito do painel, de preferência ocupando tamanho semelhante ao ocupado pelo texto de origem, deve estar a produção artística do aluno. Encimando esta parte, poderá aparecer o título Releitura.

Importante: os dados do aluno também devem aparecer abaixo da obra produzida (nome completo, turma, período, algumas informações interessantes a seu respeito, como “Gosta de...” etc.). Ele precisa sentir-se valorizado em sua produção.

7. Ao final de um período (ano letivo, por exemplo), pode-se organizar uma exposição com todos os painéis criados.

8. Se quiser, o professor poderá optar por um trabalho mais direcionado. Por exemplo, se ele trabalha a produção artística do século XX com os alunos, poderá ir apresentando textos deste período. Com isso, a exposição também reforça o estudo feito em sala de aula.
Recursos Complementares
Avaliação
Propõe-se a autoavaliação, mensurando-se a percepção dos alunos envolvidos sobre como se sentem diante da produção do texto poético:
Antes de iniciar o trabalho, solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético. Após toda a sequência e a exposição feita, novamente solicitar que os alunos emitam uma opinião sobre como se sentem ao produzir um texto poético.
Comparar as opiniões iniciais das finais, a fim de melhor dimensionar o impacto sobre a comunidade discente.

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