Ajudar o aluno sem fazer as atividades por ele
O
desafio principal na inclusão dos alunos com deficiência intelectual é
garantir que ele avance na aquisição da leitura e da escrita,
contribuindo com o trabalho da turma de alguma maneira e dentro das suas
possibilidades.
Antecipar as etapas e deixar que o aluno
repita e execute atividades com ajuda do professor responsável pela sala
de recursos, é uma ação importantíssima para que ele consiga discutir o
tema junto dos colegas em sala. Peça para que ele destaque nos textos
lidos algumas palavras-chave, o que pode ser feito no contraturno.
Flexibilize o gênero que está sendo trabalhado com a turma, propondo
que o aluno com deficiência intelectual elabore listas que serão
utilizadas em alguma etapa do projeto. Durante as produções coletivas,
coloque imagens e palavras-chave no quadro para que esse aluno possa
consultá-las e assim, contribua para o desenvolvimento da tarefa.
Nas atividades em grupo, organize uma equipe favorável à participação
do aluno com deficiência intelectual (amigos, crianças com facilidade de
relacionamento etc.). Quando necessário, coloque -o para trabalhar
junto a um colega, ainda dentro do grupo, que deverá dividir com ele as
atividades a serem realizadas.
Se a coordenação motora do
aluno ainda não estiver tão desenvolvida, inclua papéis em tamanho maior
e lápis ou canetas com pontas mais grossas. Oriente os pais ou o AEE em
como ajudar o aluno em casa, sem realizar a atividade por ele.
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