Objetivos
- Avançar no conhecimento da linguagem escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
- Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos, com textos informativos e obras literárias.
Conteúdos
- Leitura.
- Escrita.
Anos
1º e 2º anos fundamental menor
Tempo estimado
Sete aulas.
Material necessário
Livros de contos sobre bruxas, como A Bruxa Salomé (Audrey Wood, 32 págs., Ed. Ática, tel. 11/3990-2100, 23,90 reais) e As Férias da Bruxa Onilda (Enric Larreula e Roser Capdevila, 32 págs., Ed. Scipione, tel. 0800-16-1700, 22,90).
Flexibilização para deficiência auditiva
Acrescente trechos de filmes ou desenhos que retratem bruxas de tipos variados.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione contos que tenham bruxas como personagens principais. Durante
duas ou três semanas, incorpore nas atividades permanentes a leitura em
voz alta desses textos. Discuta com a turma que sensações elas
despertam e quais relações é possível fazer com contos já conhecidos.
Releia trechos para confirmar as interpretações, retomar parte da
história ou notar a maneira como o trecho foi escrito. Direcione a
conversa para a bruxa em questão: como é o comportamento dela? Quais
suas qualidades e seus defeitos? Peça que citem os recursos usados para
gerar suspense e medo, por exemplo.
Flexibilização para deficiência auditiva
Solicite
que a família e o AEE conversem com o aluno sobre o assunto, usando a
linguagem de libras ou materiais como livros, jogos, brinquedos e outras
formas de ampliar seu conhecimento sobre bruxas.
2ª etapa
Organize uma tabela para ficar exposta na sala com três colunas. Nomeie
cada uma delas: título do livro, nome da bruxa e caracaterísticas. A
ideia é que as crianças a completem com as informações pedidas ao fim de
cada leitura e que você seja o escriba. Colabore para que elas
encontrem não só as características descritas mas também as implícitas.
Esse quadro também deve ser usado para promover desafios de leitura e de
escrita: oriente, por exemplo, que localizem o que está escrito em
algum trecho e o copiem.
Flexibilização para deficiência auditiva
Fale
sempre de frente para o aluno, explique cada item, levando-o próximo à
tabela. Proponha a parceria dos colegas para que, junto a uma dupla,
complete a tabela.
3ª etapa
Proponha que, em dupla, os alunos escrevam informações importantes
sobre as bruxas, considerando todos os textos lidos. Esse procedimento é
próprio de leitores e escritores experientes, que organizam a
informação que consideram conveniente registrar. Levante algumas
perguntas que podem ajudar: onde vivem as bruxas? Com quem convivem?
Elas se casam? Existem bruxas boas?
Flexibilização para deficiência auditiva
Estimule a parceria dos colegas, revezando-os para que se sentem ao lado do aluno e esclareçam as dúvidas.
4ª etapa
Convide o grupo a criar uma galeria de bruxas para expor à comunidade
escolar. Proponha que ditem coletivamente um texto sobre o que
aprenderam a respeito das bruxas até então. Permita que nesse momento as
crianças tenham os contos para consultar e confirmar dados e ver como
as informações são escritas.
Flexibilização para deficiência auditiva
Antecipe
essa atividade para ser desenvolvida com o AEE, que pode ser o escriba
das ideias desse aluno. E ele poderá levar o registro escrito dessas
ideias e participar da produção do texto coletivo.
5ª etapa
Reúna os alunos em duplas e proponha que elaborem um texto, com o foco
na descrição de uma bruxa. É importante que antes sejam eleitas as
informações para caracterizá-las, como nome, aspecto físico e
personalidade. No momento da escrita, deve ser discutido como colocar as
informações, quais palavras e expressões usar e pensar em problemas da
separação das palavras e, no caso dos alunos alfabéticos, na ortografia.
Cada dupla também deve desenhar a bruxa.
Flexibilização para deficiência auditiva
Antecipe a primeira parte dessa atividade para ser realizada junto ao
AEE da mesma maneira que na etapa anterior. Forme uma dupla com um aluno
mais competente na escrita e solicite que este fale sempre de frente
para o amigo e conte com sua participação na produção do texto.
6ª etapa
Escolha alguns textos com problemas de escrita recorrentes - como o
escasso uso de recursos descritivos - para discuti-los com a turma.
Depois, devolva-os e oriente a revisão. Os alunos das duplas devem se
alternar para reescrever o texto definitivo. Sugira também que finalizem
o desenho. Reúna os trabalhos escritos e as ilustrações e monte a
galeria em algum lugar de destaque na escola.
Flexibilização para deficiência auditiva
Se
o aluno ainda não estiver alfabético, combine com a dupla que ela não
fará alternância na reescrita do texto, mas o aluno que tem surdez terá
de trabalhar mais na organização para a atividade.
Produto final
Galeria de bruxas.
Avaliação
Ao longo do projeto, note se os alunos mostram preferências de estilos,
autor e temas, relacionam o que estão lendo com outros livros e opinam
sobre as obras lidas. No momento da escrita, veja se planejam o texto e o
revisam. Também analise se confrontam suas concepções sobre o sistema
de escrita e se avançaram em relação à escrita convencional.
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