Belém- Pará- Brasil

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Matemática: soma e multiplicação versus saúde

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo

Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula

·         Conceito de multiplicação
·         Contextualizar altura e medida com a multiplicação e com a qualidade de vida
·         Analisar o cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC
·         Inferir informação implícita em uma planilha

Duração das atividades

4 aulas de 50min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a concretização desta aula é necessário que os alunos compreendam que a relação de sua altura e peso pode influenciar na qualidade de vida e que tudo que está em nossa volta tem ligação com a educação matemática.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:
O ponto de partida desta aula será através de conversa informal sobre os hábitos do dia a dia dos alunos como alimentação, atividade física e horas de estudos. Professor, apresente como exemplo o vídeo do quadro do Fantástico Medidinha Certa http://fantastico.globo.com/videos/t/medidinha-certa/v/criancas-aprendem-a-viver-melhor-com-o-medidinha-certa/1884344/. Explorar o vídeo perguntando o que mais chamou atenção deles e se identificaram alguma informação relevante e dê oportunidade para os alunos se posicionarem. Em sequência construa uma tabela coletiva no quadro contendo alguns nomes de alunos e as atividades desenvolvidas por ele durante um dia. Para essa atividade é importante deixar os alunos à vontade, pois a exposição, para alguns, pode ser desagradável.
Para o próximo encontro/aula, solicite aos alunos que registrem durante um dia (24h) as atividades realizadas extraclasse contendo a duração das horas para cada uma delas. Estudos, brincadeiras, atividade física, televisão e bola. Esse registro será construído no próprio caderno do aluno.
2º momento
Professor, pergunte quais alunos gostariam de apresentar aos colegas o registro solicitado na aula anterior. Dê importância a esses registros e proponha a comparação, enfatizando a importância que cada aluno deu a determinada atividade e as horas gastas com cada uma delas. Questione se essas horas gastas podem influenciar na qualidade de vida, e como podemos melhorar ainda mais para obter plena saúde.  Veja informações nos endereços: http://g1.globo.com/bemestar/ http://fantastico.globo.com/platb/medidinha-certa/
O desafio agora é construir individualmente, no laptop educacional com a planilha eletrônica Kspread, a tabela que foi registrada no caderno e realizar a soma das atividades aplicando a fórmula soma.
 
Fórmula aplicada:

 
3º momento
Agora é o momento de levar até a sala de aula uma fita métrica e uma balança e, com ajuda dos alunos, fazer medição e peso de todos. Para essa atividade, solicite colaboração no registro dos dados que podem ser organizados em uma planilha providenciada anteriormente por você professor.
Que esse momento seja descontraído para não causar constrangimento a ninguém da sala de aula. Depois converse sobre o IMC – Índice de Massa Corporal. Oriente que acesse o navegador Web, o sitio do Dr. Drauzio Varella e experimentem o teste do seu Índice de Massa Corporal, inferindo o resultado, que é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde - OMS como a principal referência para classificação das diferentes faixas de peso. http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/obesidade/imc/
4° momento
Retome a discussão anterior sobre o IMC, dando oportunidade para o aluno se posicionar sobre as descobertas, dúvidas e certezas. Em seguida é o momento de orientar os alunos, mais uma vez, a utilizarem o aplicativo kspread na construção de uma tabela, contendo nome dos colegas de sala, peso e altura. Em seguida, promova discussão sobre hipóteses sobre a fórmula aplicada ao cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal. Professor, não deixe de registrar as hipóteses levantadas, questionando o porquê da resposta.
 
 Veja o cálculo utilizado:
I MC = Peso (kg)
             Altura 2 (mt)


Para entender melhor a fórmula utilizada para o cálculo na Célula D3.
=B3/(C3^2) = Peso dividido pela altura ao quadrado.
 

Recursos Complementares


Avaliação

Professor, dê oportunidade para o aluno relatar como foram as atividades, se esses momentos foram prazerosos, atraentes e desafiadores. Verifique se os alunos conseguiram relacionar a matemática com o cotidiano, com o dia a dia de cada um, e se utilizaram o aplicativo kspread e as fórmulas com compreensão.

Nenhum comentário: